Buscar

O darwinismo social pode ser definido como a aplicação das leis da teoria da seleção natural de Charles Darwin na vida e sociedade humana. Seu grande

O darwinismo social pode ser definido como a aplicação das leis da teoria da seleção natural de Charles Darwin na vida e sociedade humana. Seu grande mentor foi o filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903), que inclusive criou a expressão “sobrevivência dos mais aptos”, que mais tarde também seria utilizada por Darwin. BOLSANELLO, Maria Augusta. Darwinismo social, eugenia e “racismo científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileiras. In: Educar, n. 12, Curitiba: Editora UFPR, 1996, p. 153. Quais são algumas das características do darwinismo social de Spencer?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O darwinismo social desenvolvido por Spencer tendo em vista a teoria de Charles Darwin tem como algumas de suas principais características a ideia de que existe superioridade entre os povos e entre raças, já que algumas raças seriam mais evoluídos do que outras; acredita também que algumas raças são mais inteligentes e possuem melhores aspectos e características físicas; que as raças menos aptas e inferiores poderiam ser extintas porque não poderiam mais sobreviver às exigências do ambiente e, por fim, acredita no processo de seleção natural, ou seja, que as raças que não conseguissem evoluir e se manter bem no mundo iriam acabar.

Portanto, podemos ver que teoria de Spencer é uma justificativa que procura basear o racismo de forma científico. Entretanto, sabemos que todas as raças e povos possuem mesma capacidade, mas acabam vivendo e progredindo de forma distinta por causa de diversos fatores, o que não significa que existem povos e raças mais evoluídos que outros.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais