Buscar

Como a Revolução Francesa atacou a Igreja?

Como a Revolução Francesa atacou a Igreja?

💡 4 Respostas

User badge image

Rafaela Silva

A Revolução Francesa marcou para Igreja Católica um dos períodos mais difíceis de sua história. Isto porque a Revolução não só propagou os ideais iluministas que incluíam um sentimento anticlerical e anti-religioso, como também exerceu na prática esses ideais, muitas vezes de forma violenta.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A descristianização da França durante a Revolução Francesa é uma descrição convencional dos resultados de uma série de políticas separadas conduzidas por vários governos da França entre o início da Revolução Francesa em 1789 e a Concordata de 1801 , formando a base do posterior e menos políticas laïcité radicais . O objetivo da campanha entre 1793 e 1794 variou desde a recuperação pública das enormes quantidades de terra, poder e dinheiro mantidos pela Igreja Católica na França até o fim da prática religiosa católica e da própria religião.

Tem havido muito debate acadêmico sobre se o movimento foi popularmente motivado. A Revolução Francesa começou inicialmente com ataques à corrupção da Igreja e à riqueza do alto clero, uma ação com a qual muitos cristãos puderam se identificar, uma vez que a Igreja Católica detinha um papel dominante na França pré-revolucionária.

As novas autoridades revolucionárias suprimiram a Igreja, aboliram a monarquia católica, nacionalizaram propriedades da Igreja, exilaram 30.000 sacerdotes e mataram centenas de outros. Em outubro de 1793, o calendário cristão foi substituído por um cálculo a partir da data da Revolução, e os Festivais da Liberdade, Razão e o Ser Supremo foram agendados.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais