Buscar

Silvana vai a uma sorveteria que oferece 3 opções de picolé à base de fruta e 5 que não contêm fruta. Ela quer comprar 2 picolés, mas fica muito

Silvana vai a uma sorveteria que oferece 3 opções de picolé à base de fruta e 5 que não contêm fruta. Ela quer comprar 2 picolés, mas fica muito indecisa quanto aos sabores. Como gosta de todos igualmente, resolve pegar 2 sabores diferentes ao acaso, sem escolher. Qual a probabilidade: a) os 2 sorvetes a base de frutas? b) nenhum dos sorvetes sejam a base de frutas?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para calcular a probabilidade de um evento, devemos dividir a quantidade de eventos específicos pela quantidade de eventos totais possíveis, que, no caso, são 8.

a)

Como ela deseja sabores diferentes, devemos subtrair o sabor retirado na primeira escolha, reduzindo o tamanho do evento estudado e o tamanho do evento total:


\[\dfrac{3}{8} \cdot \dfrac{2}{7} = \dfrac{3}{{28}}\]

b)

Para que nenhum dos sorvetes seja a base de fruta, devemos considerar o evento de 5 inicialmente:


\[\dfrac{5}{8} \cdot \dfrac{4}{7} = \dfrac{5}{{14}}\]

Portanto, a probabilidade de que sejam selecionados dois sorvetes a base de fruta é igual a a) \(\boxed{\dfrac{3}{{28}}}\) e a probabilidade de que não seja selecionado nenhum sorvete de fruta é igual a b)\(\boxed{\dfrac{5}{{14}}}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais