Buscar

O que é destilação fracionada?

💡 4 Respostas

User badge image

Victor Rocha

A destilação fracionada é um processo para separação de misturas HOMOGÊNEAS envolvendo líquidos de pontos de ebulição diferentes, como por exemplo a separação das parte do petróleo para obter a gasolina, diesel, querosene, GNV e GLP, etc.

6
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O método de destilação simples é utilizado para separar misturas onde um sólido está dissolvido em um solvente ou dois líquidos com temperatura de ebulição muito diferentes. O método consiste em aquecer a mistura até que o solvente ou o líquido de menor temperatura de ebulição evapore, depois o mesmo passa por um condensador de forma que seja transformado novamente em líquido para que posso enfim ser recolhido em outro recipiente.

Por sua vez, a destilação fracionada separa misturas compostas por diversos líquidos miscíveis que possuem consequentemente diversos pontos de ebulição diferentes. Neste método é utilizado uma torre de destilação fracionada, onde diversas temperaturas são aplicadas. Por isso este método não pode ser aplicado em misturas azeotrópicas, visto que tais misturas se comportam como substâncias puras apenas durante a fase de ebulição, impedindo assim a separação de seus componentes.

Um exemplo importante é a destilação fracionada do petróleo, que ocorre nas torres de destilação petrolíferas. Nelas as diferentes substâncias básicas do petróleo são separadas.

1
Dislike0
User badge image

Maira Palma

consiste na separaçãode misturas homogêneas entre dois ou mais líquidos ou gases com pontos de ebulição próximos, que volatilizam quase simultaneamente, não sendo possíveis de controlar utilizando o processo de destilação simples.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais