Buscar

Supondo que um avião descreva uma trajetória circular vertical. Desprezando a resistência do ar e usando os conceitos de mecânica, julgue os itens a

Supondo que um avião descreva uma trajetória circular vertical. Desprezando a resistência do ar e usando os conceitos de mecânica, julgue os itens a seguir: A) O avião nunca conseguirá realizar o loop se desligar os motores no ponto mais alto. B) Ao passar pelo ponto mais baixo da trajetória a força exercida pelo banco da aeronave sobre o piloto que a comanda é maior do que o seu próprio peso. C) Se a trajetória descrita possuir um raio de 40 m, mesmo desligando-se os motores, o avião pode completar o loop se sua velocidade no ponto mais alto da trajetória for superior a 20 m/s. D) Para que o piloto consiga realizar o loop, é suficiente que o avião esteja no ponto mais alto da trajetória a uma velocidade mínima maior do que zero.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

  1. Falso. No ponto mais alto da trajetória, haverá duas forças atuantes sobre o avião: a sustentação (\(\vec L\)) e o peso (\(\vec W=m\vec g\)), ambas na direção vertical. A terceira força, a tração, orientada horizontalmente, é perdida quando os motores são desligados. O avião consegue manter a trajetória se a soma dos vetores das forças sustentação e peso produzir a força centrípeta (\(\vec F_c\)) necessária para manter a trajetória, levando-se em consideração a velocidade (\(\vec V\)) do avião e o raio do loop (\(R\)).

  2. \[\vec F_c=\vec L+\vec W\]


    \[F_c=\dfrac{mV^2}{R}\]

    Assim, é possível manter o loop no ponto mais alto se o raio do loop e a velocidade no ponto mais alto forem adequadamente projetados.

    1. Verdadeiro.

    No ponto mais baixo da trajetória, a força centrípeta – que aponta para o centro da trajetória circular – deve estar na direção vertical, orientada para cima. Na direção vertical, neste momento, há duas forças sobre o piloto: o seu próprio peso \(\vec w\), vertical e para baixo; e a reação normal (\(\vec N\)) do assento sobre o piloto, vertical e para cima. Assim, para que a resultante das duas forças produza a força centrípeta sobre o piloto, é necessário que a reação normal do assento sobre o piloto seja maior que o seu próprio peso.

    1. Verdadeiro. No caso mais crítico, em que a sustentação é nula (\(\vec L=0\)), a força centrípeta torna-se:

    2. \[\vec F_c=\vec W=m\vec g\]

      Assim:


      \[F_c=\dfrac{mV^2}{R}=mg\]

      Donde:


      \[V^2=gR\]


      \[V=\sqrt{gR}\]

      Assumindo-se que a aceleração da gravidade seja g=10 m/s2, obtém-se:


      \[V=\sqrt{(10 \text{ m/s}^2)(40 \text{ m})}=20 \text{ m/s}^2\]

      D) Falso. Não basta que a velocidade seja maior que zero. Conforme discutido nos itens A e C, a velocidade mínima necessária no ponto mais alto da trajetória depende do raio do loop e das características do avião.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais