Buscar

Qual a função da água, da proteína, dos carboidratos e das vitaminas em nosso organismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para que os diversos processos metabólicos funcionem como esperado, é necessário que haja disponibilidade de alguns componentes básicos como, por exemplo, água, proteínas, carboidratos e vitaminas.

A água é o componente fundamental para a vida, pois proporciona o ambiente adequado para as reações químicas, já que dissolve a maioria das substâncias. As proteínas apresentam diversas funções em que as principais são o transporte de oxigênio por meio da hemoglobina, a defesa do organismo contra seres invasores e a catálise de reações químicas. Já os carboidratos, como a glicose, atuam como fonte de energia química e como reguladores do metabolismo de proteínas. E, para que o metabolismo funcione de forma ordenada, existem as vitaminas que conseguem regular diversos processos por meio dos hormônios.

Portanto, a função da água é atuar como solvente das reações químicas. As proteínas possuem diversas funções como a de transporte de oxigênio, defesa do organismo e catalisação de reações. Já os carboidratos possuem as funções de fornecer energia e regular o metabolismo das proteínas. Finalmente, as vitaminas possuem a função de regular os processos metabólicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais