Buscar

O benjamim, adaptador de tomadas, que também pode ser chamado de “te”, é utilizado para conectar até 3 plugues em uma única tomada. O uso inadequado

O benjamim, adaptador de tomadas, que também pode ser chamado de “te”, é utilizado para conectar até 3 plugues em uma única tomada. O uso inadequado do “te” pode ocasionar problemas sérios em sua residência, como um curto circuito. Para fazer o uso correto, é necessário respeitar os valores informados no próprio adaptador: tensão elétrica (volts - V), corrente elétrica (ampères - A) e a potência elétrica (watts - W). Assinale a alternativa que apresente o tipo de aumento que teremos ligando três aparelhos no benjamin simultaneamente: A) aumento da corrente elétrica, por causa da diminuição da resistência total no circuito. B) aumento da tensão elétrica, pois cada aparelho tem seu valor específico, ocasionando o aumento total da tensão. C) aumento da resistência elétrica, pelo fato da diminuição da potência elétrica. D) aumento da potência elétrica, por causa do aumento da resistência total no circuito. E) aumento da resistência elétrica, por causa da fiação de cada aparelho.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O adaptador de tomadas é uma ferramenta muito útil para solucionar o problema da falta de tomadas em um determinado local. Porém, quando muito aparelhos são conectados, o risco de ocorrer algum tipo de curto circuito aumenta drasticamente.

Esse risco é resultado do aumento da corrente elétrica, considerando que a resistência total do circuito diminui com muito aparelhos conectados em paralelo. A ligação dos aparelhos em paralelo resulta na diminuição da resistência e aumento da corrente, tal como demonstrado pela lei a seguir:


\[\boxed{V=R.i}\]


\[V=\text{tensão}\]


\[R=\text{Resistência elétrica}\]


\[i=\text{Corrente elétrica}\]

Com uma tensão constante, a resistência tem uma relação inversamente proporcional à corrente elétrica. Assim, quanto menor a resistência, maior é a corrente e maior é a temperatura do adaptador. Por conta do aumento da temperatura, algumas peças podem derreter e provocar algum curto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais