Buscar

Como a alta dos combustíveis e derivados de petróleo pode atingir uma dada economia que apresenta índices de inflação igual à zero? E se o índice IPCA

Como a alta dos combustíveis e derivados de petróleo pode atingir uma dada economia que apresenta índices de inflação igual à zero? E se o índice IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), for igual a 2,95%? O que poderá ocorrer com a renda das famílias de baixa renda e os médios e pequenos produtores de bens e de serviços? E quais os efeitos que podem incidir sobre os grandes oligopólios neste mesmo contexto?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana

00.000,00.

O estatuto social determina a seguinte destinação do lucro:

 

  • Reserva Legal: de acordo com a Lei 6.404/76.
  • Reserva Estatutária: 10% do lucro líquido.
  • Dividendo mínimo obrigatório: 30% do lucro líquido conforme estatuto social.
  • Para atender a projetos de investimento e expansão, a empresa deseja reter $ 200.000,00 do lucro do exercício. Essa retenção já está justificada com o respectivo orçamento de capital e aprovado pela assembleia geral.

Considerando exclusivamente as informações dadas, o valor do dividendo mínimo obrigatório a ser distribuído e o valor que a empresa conseguirá reter como reserva para expansão no exercício de X17, serão, respectivamente: 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A indústria brasileira utiliza combustíveis a base de petróleo para diversas finalidades, como para alimentar maquinários em fábricas que processam diversos produtos e nos veículos utilizados para transportar esses produtos, tanto para abastecimento interno do país, quanto para levar esses produtos até os portos para serem exportados. A grande maioria dos produtos brasileiro são transportados via rodovias, por caminhões, desse modo. quando ocorre uma alta no valor dos combustíveis a base de petróleo que também são utilizados nesses veículos, ocorre aumento de fretes, que consequentemente ocasionará aumento nos produtos e esses aumentos serão sentidos pelo consumidor final, que muitas vezes não recebe aumento real no salário e toda economia acaba sendo afetada.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais