Buscar

Responda: Por que o homem é uma possibilidade a mais que sua animalidade? O que é esse "algo mais"?

O descobrimento do humano foi um descobrimento dos gregos, da cultura grega, que cedo percebe que o ser humano enquanto tal, esse animal que fala, podia ser objeto de estudo, de interpretação; e podia ser também objeto de cuidado, de atenção, podia ser descoberto como ser especial, para além de suas características exclusivamente físicas de ser um animal; de ser um animal como os demais animais, como os demais mamíferos, situado na natureza e imerso nela (...) e é talvez, creio, a ideia mais importante ou uma das ideias fundamentais do descobrimento do humanismo, do homem como ser humano, como ser que possui algo mais que a pura animalidade". (Lledò in: Blanco, 1997)

Responda: Por que o homem é uma possibilidade a mais que sua animalidade? O que é esse "algo mais"?

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

É importante notar a diferença significativa entre os seres humanos e outras formas de vida. Os humanos não são apenas diferentes das plantas, mas os humanos também são diferentes dos animais. Somente os humanos, de acordo com a Bíblia, são feitos na "imagem de Deus". Somente os seres humanos possuem a vontade e a autoconsciência que nos distinguem tão fortemente até mesmo dos animais mais "avançados" e inteligentes.

Estamos bastante familiarizados com a evidência física que marca o homo sapiens - a postura ereta, o polegar que se agarra, os hemisférios cerebrais. Estes são todos os critérios aceitáveis e estão conosco há muito tempo. Poucos homens se orgulham deles, mas, antes, tomam por garantidos equipamento padrão.

O que coloca o homem na classe de luxo entre todas as formas de vida é sua capacidade única de pensar e sua posse do livre arbítrio. Ele pode fazer o que quiser; ele pode ir sozinho. Por sua própria escolha, ele pode conhecer o mistério da solidão e da rebelião solitária.

4
Dislike0
User badge image

Samyram's Ribeiro

A origem das humanidades encontra-se entrelaçada com a formação da cultura crítica grega e refere-se à sagacidade desses indivíduos que passam a encarar o próprio homem como distinto dos demais animais e como objeto de investigação, de interpretação e de conhecimento. A consciência desperta para o fato de que o homem é mais que sua pura animalidade — um dos aspectos centrais do nascente humanismo; o homem como ser humano que, apesar de estar preso ao tempo, pensa, fala e constrói a si próprio com os outros. A ideia de construção evidencia justamente o fato de o homem não se limitar à sua dimensão orgânica ou biológica. Isso porque, por não ser determinado pelo instinto, como é a maioria dos animais, ele é visto como um ser de possibilidade.
4
Dislike0
User badge image

Marciano Souza

o homem estrutura a si e a sociedade a partir de sua capacidade racional. enquanto o animal vive pela sua vida instintiva, o homem escolhe ir além de seus instintos, se tornando livre e senhor de suas vontades.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais