Buscar

Em que sentido a moeda é neutra? Como a política é monetária é útil se a moeda for neutra? Por que a política fiscal não é considerada neutra?

💡 1 Resposta

User badge image

Assistente Virtual

neutralidade da moeda é a ideia de que uma mudança no estoque de moeda afeta somente variáveis nominais da economia, tais como preços, salários, taxa de câmbio, com nenhum efeito sobre variáveis reais (ajustadas pela inflação, como emprego, Produto Interno Bruto e consumo real.

A neutralidade da moeda é uma ideia importante na economia clássica e relaciona-se à dicotomia clássica. Ela implica que o banco central não afeta a economia real (e.g., o número de empregos, o tamanho do PIB real, o montante de investimento real) ao imprimir dinheiro. Ao invés disso, qualquer aumento na oferta de moeda seria compensado por um aumento proporcional nos preços e salários. Essa suposição está por trás de alguns modelos macroeconômicos ortodoxos (e.g., teoria dos ciclos reais de negócios) enquanto outros, como os monetaristas veem o dinheiro como sendo neutro no longo prazo. já para os austríacos as manipulações artificiais na moeda e no crédito são as causas para a inflação, desemprego e recessão. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais