Buscar

ANALISE O CASO!

Paciente STG, sexo feminino, 35 anos, apresentou os seguintes resultados de exames laboratoriais: glicemia de jejum 115 (VR < 100 mg/dL), glicemia pós-prandial 158 mg/dL (VR < 140 mg/dL) e hemoglobina glicada de 6,3% (VR até 5,5%). Paciente relatou uso de: Omeprazol e Pancreatina. De acordo com o uso de medicamentos e os resultados 
 obtidos dos exames laboratoriais para esta paciente, analise o caso.

💡 3 Respostas

User badge image

Carlos Brandao

Pancreatina é um fármaco utilizado em pessoas que tem insuficiência pancreática, tendo função de ajudar o organismo na melhor absorção de nutrientes. O uso de omeprazol é para o tratamento de úlceras estomacais e refluxo, podendo refletir numa alimentação não muito saudável da paciente. 

A glicemia entre 100 e 125 mg/dL caracteriza um quadro de pré-diabetes; A glicemia pós-prandial entre 140 e 199 mg/dL significa um paciente intolerânte a glicose, com problema na absorção do carboidrato. 

A hemoglobina glicada (HbA1c) acima dos valores de referência diz que a paciente tem um estado de hiperglicemia de pelo menos 3 meses, ou seja, mesmo com o tratamento com a pancreatina, a produção de insulina está insuficiente para absorção da glicose, podendo ser necessário o uso de insulina exógena.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No problema em questão, a glicemia de jejum do paciente está levemente elevada, assim como a glicemia pós-prandial e a hemoglobina glicada.

Visto isso, devemos relembrar que o pâncreas é responsável pela produção de dois importantes que regulam a taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon, sendo que a insulina age facilitando a entrada da glicose nas células (e consequente produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio, enquanto o glucagon atua de maneira oposta à insulina, ou seja, ele é lançado quando a taxa de açúcar no sangue cai muito, - situação que ocorre quando o ser passa muitas horas sem se alimentar, podendo ocasionar hipoglicemia e, consequentemente, uma sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar.

Com relação aos medicamentos utilizados, o omeprazol, usado para tratar condições onde ocorre muita produção de ácido no estômago, pode causar aumento da quantidade de açúcar no sangue e, em consequência, aumentar a glicemia de jejum, a pós-prandial e a hemoglobina glicada. Ademais, como o paciente faz uso de Pancreatina, é possível que ele tenha alguma insuficiência pancreática ou fibrose cística.

Então é importante que o omeprazol seja suspenso ou substituído por outro remédio com os mesmos fins mas sem açúcar, para verificar se é o mesmo que está causando as anormalidades do exame. Caso não seja o mesmo, os distúrbios no pâncreas deve ser tratado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas dessa disciplina

Question Icon

Analise.

Bioquímica Clínica

PUC-GOIÁS

User badge image

Adriana Barros Montel

Question Icon

Bioquimica - Pratica

Bioquímica I

PUC-GOIÁS

User badge image

Adriana

Outros materiais