Buscar

Qual o papel químico e molecular da chaperona no enovelamento das proteínas?

💡 4 Respostas

User badge image

João Emanoel Lacerda

As chaperonas atuam desdobrando proteínas mal d0bradas que assim são enviadas em seguida para o envelopamento. Um erro nessa estrutura pode causar um caso de morte celular devido a má função desse mecanismo.

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente é importante deixar claro que os aminoácidos consiste em substâncias orgânicas que caracterizam-se pela existência e uma carboxila e um amino em sua composição. Eles são classificados em essenciais e não essenciais. Os essenciais são aqueles que, de alguma forma conseguem ser sintetizados pelo nosso organismo, cerca de 10 são sintetizados. Os outros 10 tipos de aminoácidos - aminoácidos não essenciais - que são traduzidos pelo nosso DNA não são sintetizados pelo nosso corpo e são adquiridos por meio da nossa dieta.

As proteínas tratam-se de macromoléculas formadas através da união de cadeias lineares de aminoácidos. Elas são de vital importância no organismo, uma vez que fornecem tudo que é preciso para a manutenção dos órgãos e tecidos.

Mais especificamente, as proteínas são formadas por um conjunto de 20 aminoácidos que se combinam. Assim, uma proteína diferencia-se de outra em razão das sequências e do arranjo de tais aminoácidos.

Visto isso, a chaperona é um termo que deriva do francês chaperon e designa as proteínas do corpo humano que possuem a função de auxiliar o enovelamento proteico, através da correta combinações dos aminoácidos. Além disso, a chaperona também encaminha a proteína à destruição no caso de não ser possível obter a correta configuração.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais