Buscar

Quais os lançamentos contábeis, com os referidos históricos, a serem executados quanto da finalização do processo de incorporação?

Quais os lançamentos contábeis, com os referidos históricos, a serem executados quanto da finalização do processo de incorporação? Não é necessário envolver valores, apenas as contas a serem debitadas e creditadas (além do histórico) para registrar adequadamente a incorporação sob a perspectiva da empresa incorporada.

💡 4 Respostas

User badge image

sandra castro

  • 1º A assembléia-geral da companhia incorporadora, se aprovar o protocolo da operação, deverá autorizar o aumento de capital a ser subscrito e realizado pela incorporada mediante versão do seu patrimônio líquido, e nomear os peritos que o avaliarão.
  • 2º A sociedade que houver de ser incorporada, se aprovar o protocolo da operação, autorizará seus administradores a praticarem os atos necessários à incorporação, inclusive a subscrição do aumento de capital da incorporadora.
  • 3º Aprovados pela assembléia-geral da incorporadora o laudo de avaliação e a incorporação, extingue-se a incorporada, competindo à primeira promover o arquivamento e a publicação dos atos da incorporação.
  • Temos que criar uma Conta Corrente Incorporação no Ativo e outra no Passivo.
  • A contas credoras serão debitadas, creditando-se a contra partida Conta Corrente Incorporação.

    Ao final da contabilização, as Contas Correntes Incorporação (Ativo e Passivo) terão o mesmo saldo, e as demais contas terão saldo zero.

    Para terminar vamos debitar Conta Corrente Incorporação do Passivo e Creditar Conta Corrente Incorporação do Ativo, zerando assim todas elas

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os lançamentos contábeis podem ser:

  1. lançamento de primeira fórmula: envolve uma conta devedora e outra conta credora;
  2. lançamento de segunda fórmula: envolve uma conta devedora e mais de uma conta credora;
  3. lançamento de terceira fórmula: envolve mais de uma conta devedora e apenas uma conta credora;
  4. lançamento de quarta fórmula: envolve mais de uma conta devedora e mais de uma conta credora.

Além disso, as principais demonstrações contábeis são o razonete, o balanço patrimonial e o DRE.

O razonete trata-se de uma ferramenta da contabilidade que consiste em um gráfico na forma de T onde são feitos registro individuais por conta. Seu formato auxilia no entendimento dos lançamentos contábeis, visto que no lado esquerdo do razonete constam os débitos e no lado direito os créditos.

Ademais, o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que exibe a situação da empresa com relação a seu patrimônio em sua data de emissão. O mesmo contempla os bens e direitos da empresa (ativos) e suas obrigações (passivos). O Balanço Patrimonial é um constituinte do DRE, sendo que a agregação do primeiro ao longo do ano constitui o último.

Por fim, o Demonstrativo de Resultado do Exercício, abreviado como DRE, nada mais é que um documento que expressa a situação contábil, em relação apenas ao ano de referência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais