Buscar

Faça um paralelo entre a escola do século XIX e a do século XXI.​

Respostas

35 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Camila Tambara

A verdade é que a escola do século XIX era frequentada apenas por uma minoria de crianças. As meninas, quando as deixavam estudar, raramente iam além do ensino primário. O trabalho infantil, na agricultura, nos serviços domésticos, nas fábricas e nas minas, era uma realidade onipresente.

Eram raros os livros na escola do século XIX, demasiado caros para serem usados por crianças. Escrevia-se em lousas, para poupar no uso de cadernos.

A humilhação psicológica e os castigos corporais eram frequentes, e a forma mais expedita de impor uma rígida disciplina a turmas numerosas e heterogéneas onde se misturavam alunos de diferentes idades e em anos de escolaridade diferentes.O ensino baseava-se na memorização e, ao contrário do que por vezes se pensa, aprendia-se muito menos do que se aprende hoje.

Seculo XXI: 

A figura do professor mudou muito ao longo das décadas. Ele não é mais visto como alguém que detém todo o conhecimento disponível na área em que atua. Tampouco é preciso que o aluno passe horas na biblioteca com uma pilha de livros para que encontre o que busca. Na educação do século XXI, o conhecimento está fora da redoma. Eis o grande desafio dos professores e escolas dos novos tempos: assimilar as transformações; criar métodos para atrair a atenção dos estudantes; e agregar conhecimento a eles, oferecendo algo além do que eles poderiam obter na internet

Em uma época em que há tanta abundância de informação, é impensável a ideia de que o estudante chega em sala de aula vazio. Ele também traz conhecimento, então tem a necessidade de interagir, agregar, fazer parte do processo. Para se fazer um ensino aderente à educação do século XXI, é importante o entendimento de que o aluno de hoje não se conforma em apenas absorver conteúdo, ele também quer colocá-lo para fora. É uma grande mudança de mentalidade em relação à forma de se ensinar de outros tempos,

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Durante o século XIX, as escolas eram muito mais rígidas com os alunos, comparando com o século XXI.

Ao contrário daquela época, hoje em dia todos possuem muito mais acesso a informações, fácil e rapidamente. Podemos notar também, que os pais, participam muito mais da vida dos filhos do que antigamente, onde geralmente, a mãe era a responsável pelas crianças e os pais não participavam de quase nada, então, assim que a mulher ingressou no mercado de trabalho, os filhos passaram a ser responsabilidade da família toda.

As formas de corrigir as crianças no século XIX eram muito mais agressivas, onde o castigo, na maioria das vezes, consistia em ajoelhar no milho. Nos dia de hoje, até mesmo as palmadas estão sendo substituídas.

As escolas do século XIX, puniam seus alunos, que eram ridicularizados na frente de todos. Hoje em dia, a situação mudou, mas ainda se faz presente através do bullying.

Portanto, podemos notar que muitas coisas mudaram durante esses séculos que se passaram, porém algumas coisas ainda permanecem, como o bullying, por exemplo.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina