Buscar

A firmou contrato de locação com B ficando estipulado que efetuaria o pagamento do aluguel do imóvel a cada dia cinco. Durante o segundo mês de locaç

A firmou contrato de locação com B ficando estipulado que efetuaria o pagamento do aluguel do imóvel a cada dia cinco. Durante o segundo mês de locação C , irmão caçula de A e que residia no interior de Salvador, passou a residir no imóvel para que pudesse estudar . Ocorre que em julho do corrente ano, ainda com o contrato em vigência, A decide ir embora para os estados Unidos. Como o contrato ainda não havia vencido e seu irmão iria permanecer em Salvador A deixou residindo no imóvel seu irmão caçula. C por não estar trabalhando deixou de pagar o aluguel há quatro meses, razão pela qual B moveu ação de cobrança em face de C pleiteando o pagamento dos aluguéis atrasados. O juiz de direito , ao receber a inicial, a extinguiu fundamentando seu ato na carência de ação.Diante de tal situação entendes que o ato do juiz \testá incorreto pois embora C não detenha legitimidade ordinária ele estaria atuando com legitimidade extraordinária; \testá correto devendo o julgador extinguir o feito por sentença definitiva pois C não é parte legítima para a ação; \testá equivocado pois que C reside no imóvel e deve responder pelo pagamento do aluguel; \testá correto devendo o processo ser extinto por sentença terminativa pois somente A teria legitimidade ordinária para o feito; \testá incorreto pois C estaria atuando com legitimidade ordinária concorrente.

💡 4 Respostas

User badge image

Valdir Lima da Silva

MNDRGOGERWOGO

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vamos fazer um breve resumo da Teoria Geral dos Contratos.

O contrato é a mais comum e importante fonte de obrigação. Tem natureza jurídica de negócio jurídico bilateral ou plurilateral, tendo em vista que seu aperfeiçoamento depende de mais de uma manifestação de vontade.

Pode ser definido com o fim de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos. Em virtude disto, sempre que um negócio jurídico resultar de um mútuo acordo / consenso, oriundo de duas vontades, estaremos diante de um contrato.

A respeito dos princípios fundamentais do Direito Contratual:

O direito contratual é regido por diversos princípios dentre os quais, podemos destacar: autonomia da vontade, função social do contrato, obrigatoriedade das cláusulas contratuais, relatividade dos efeitos do contrato, revisão ou onerosidade excessiva, e da boa-fé objetiva.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais