Buscar

Ao analisar as características da liderança apresentadas no texto acima, avalie frases apresentadas abaixo.

A liderança é uma função de grupo, de coletivos humanos e não de pessoas, de indivíduos. Não pode ser confundida com aptidão, que se manifesta individualmente, tal como a aptidão numérica, musical, espacial, verbal, entre tantas outras. A liderança, por ser uma função coletiva, só existe nas relações interpessoais e mais ainda, nas relações significativas que estabelecemos com outras pessoas.”


Ruy de Alencar Mattos, A liderança é um fenômeno relacional disponível em http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/3921/a-lideranca-e-um-fenomeno-relacional.html - 21/08/2019
Ao analisar as características da liderança apresentadas no texto acima, avalie frases apresentadas abaixo.


I  A liderança é relacional: ninguém é líder sozinho, para existir liderança é preciso existir relacionamento entre pessoas, portanto a liderança é um fenômeno grupal.


II -  A liderança está ligada à influência: a liderança é exercida por meio de atos influenciais de uma pessoa sobre outra(s).


III - A liderança necessita de aceitação do poder do líder pelos liderados, sendo que quanto maior o carisma de uma pessoa, maior é o potencial de ser aceito como líder.


IV - Liderança informal é quando a pessoa exerce a liderança independente de cargo ou da estrutura organizacional, é um líder que surge naturalmente dentro do grupo


Assinale a opção correta:

    A    
Apenas as sentenças I, II e IV  estão corretas.

    B    
Apenas as sentenças I, III e IV  estão corretas.

    C    
Apenas as sentenças II, III e IV  estão corretas.

    D    
Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.

    E    
As sentenças I, II, III e IV  estão corretas

💡 4 Respostas

User badge image

Rodrigo Ho

Letra E

Na prática empresarial, o líder é pessoa que possui habilidades humanas para comandar e motivar outras pessoas. Nesse sentido, a persuasão é fundamental para o andamento dos trabalhos internos. 

Na realidade, a liderança é observada e aceita pelos colaboradores, que são direcionados para a realização de certas atividades.

Por fim, cabe destacar que a liderança informal não está documentada (em regimento interno) e, desta forma, é compreendida como aquela existente no cotidiano (com respeito, admiração) dos empregados da organização.

 

 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Acerca da liderança, todas as afirmativas estão corretas e, portanto, a alternativa E) deve ser assinalada.

Nesse contexto, existem cinco tipos de lideranças e cada uma possui características que as fazem se adequar para diferentes objetivos. São elas: autocrática, liberal, democrática, coaching e situacional.

Na liderança autocrática a ênfase está no líder e as suas decisões, onde os subordinados se contentam com as ordens e não há espaço para questionamentos.

Na liderança liberal os subordinados têm a liberdade para decidir o tempo de suas tarefas e por vezes isso acaba gerando baixa produtividade, o líder tem o papel de apenas observar e garantir a produção pela equipe.

Na liderança democrática o líder possui papel central porém há o incentivo da participação e comunicação dos colaboradores, incentiva-se que sejam dados feedbacks e opiniões. O líder tem o papel de facilitador dos processos.

Na liderança coaching o líder opera como um liberador do potencial dos subordinados, motivando seu desenvolvimento e melhoria de sua performance.

Na liderança situacional a ênfase se encontra na situação, é a aplicação de diferentes estilos de lideranças conforme a necessidade e a maturidade demonstrada pelo subordinado. O líder adapta sua forma de liderar conforme a maturidade do liderado.

0
Dislike0
User badge image

Juliano Markone

letra E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais