Buscar

A água do mar contem, aproximadamente, três vezes mais sais que o nosso sangue. Nossos rins podem excretar uma solução salina de concentração

A água do mar contem, aproximadamente, três vezes mais sais que o nosso sangue. Nossos rins podem excretar uma solução salina de concentração intermediária entre a água do mar e a do nosso sangue. A ingestão de água do mar por um náufrago acarreta, entre outras coisas: a) apenas desidrataçaõ dos tecidos. b) apenas diminuição do volume sanguíneo. c) apenas aumento do volume sanguíneo. d) desidratação dos tecidos e diminuição do volume sanguíneo. e) desidratação dos tecidos e aumento do volume sanguíneo.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Quando ingerimos muito sal nosso organismo fica desidratado, pois o sal faz com que a água do nosso corpo diminua.

O meio hipertônico possui grande quantidade de sal e quando uma célula entra em contato com esse meio ela murcha, por conta do meio possuir maior concentração do que a célula.

O meio hipotônico é quando se possui pouca quantidade de sal, ou seja, o soluto é menor do que o solvente. Quando a célula entra em contato com esse meio ela incha por possuir mais concentração do que o próprio meio e, por conta disso, ela pode estourar.

Por fim, podemos concluir que a resposta lógica para essa questão é a alternativa D., visto que o mar é um meio hipertônico.

0
Dislike0
User badge image

Ana Beatriz Cavalcanti

e - Ocorrerá desidratação dos tecidos por causa da maior concentração(meio hipertônico) do nosso sangue em relação aos tecidos(meio hipotônico). O aumento do volume sanguíneo decorre da tentativa de igualar a concentração entre esses dois meios(osmose).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais