Buscar

(FGV) – “Guerreado por Madri e pela Holanda, posto em qua -rentena pela Santa Sé, Portugal busca o apoio de Lon dres, preferindoa aliança com os

(FGV) – “Guerreado por Madri e pela Holanda, posto em qua - rentena pela Santa Sé, Portugal busca o apoio de Lon dres, preferindo a aliança com os distantes here ges à as sociação com os vizinhos católicos. Por meio de vários tratados bilaterais, os portugueses fa - cilitam o acesso dos mercadores e das mercadorias inglesas às zonas sob controle lusitano na Ásia, África e América.” (ALENCASTRO, L.F. de, A economia política dos descobrimentos, NOVAES, A. (org.), A descoberta do homem e do mundo, São Paulo, Cia das Letras, 1998, p. 193. Adaptado.) O texto refere-se a) ao período inicial da expansão marítima portuguesa, no qual as rivalidades com a Espanha em torno da partilha da América levaram a uma aproximação diplomática entre Portugal e Inglaterra. b) à época da Restauração – subsequente à união di nás tica entre as monarquias ibéricas – quando Portugal teve de enfrentar tropas espanholas na Europa e holandesas na África e América. c) à Era Napoleônica, quando foi definida a aproximação diplomá tica entre Portugal e Inglaterra, como contrapartida à articulação francoespanhola que ameaçava as colônias portuguesas na América. d) ao período das Guerras de Religião, durante o qual a monarquia portuguesa, devido a sua aproximação com os calvinistas ingleses, passou a ser vista com suspeição pelo poder pontifício. e) à época das primeiras viagens portuguesas às Ín dias, quando Portugal e Inglaterra organizaram numeroras expedições conjuntas, visando alijar holandeses e espanhóis do comércio com a Ásia.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que, em 1640, chegou ao fim o que era conhecido como União Ibérica, graças ao movimento que ficou conhecido como Restauração.

Dessa forma, esse movimento buscou inferir no retorno da autonomia política de Portugal, agora sob a dinastia dos Bragança, sendo seu primeiro rei D. João IV, em que a aliança existente entre os portugueses e a República das Províncias Unidas, propiciou uma trégua aos combates, o que foi muito bom para os negócios holandeses na Colônia.

Contudo, desde a saída de Conde Maurício de Nassau do governo dominado pelos holandeses na América, em 1644, foi-se ampliando um clima de descontentamento entre os colonos, provocado por incompatibilidades com o novo rumo dado à administração da capitania pela Companhia das Índias, considerado prejudicial aos seus negócios.

Por fim, ao analisarmos esse contexto, iremos ter como resposta correta a letra “B”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais