Buscar

(PUC-RS) – As invasões holandesas no Brasil, ocorridas no séculoXVII, estavam relacionadas com a necessidade de os flamengosmanterem e ampliarem sua

(PUC-RS) – As invasões holandesas no Brasil, ocorridas no século XVII, estavam relacionadas com a necessidade de os flamengos manterem e ampliarem sua hegemonia sobre o comércio de açúcar, a qual fora interrompida a) pela política de monopólio praticada por Portugal em represália à mobiliza ção anticolonial da República dos Países Baixos. b) pela subordinação de Portugal aos interesses econômicos ingleses, sobretudo após a assinatura do Tratado de Methuen. c) pela política pombalina, que objetivava desenvol ver a refinação do açúcar nos próprios territórios coloniais. d) pela ocupação francesa do Maranhão, que forçara Portugal a conceder privilégios comerciais à burguesia de Paris. e) pela guerra de independência dos Países Baixos contra a Espanha, com reflexos no comércio açucareiro luso-flamengo.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A partir do final do século XVI, a Espanha travou a guerra da Flandres contra as Províncias Unidas da Holanda , na qual tentaram obter sua independência da coroa espanhola. No contexto da guerra, Felipe II decretou um embargo comercial, proibindo os holandeses de comprar açúcar no porto de Lisboa para revendê-lo no resto da Europa , prejudicando os privilégios comerciais que possuíam e também recebendo empréstimos holandeses concedidos ao país. Português para montagem de usinas de açúcar .

Devido a essas restrições, os holandeses concentraram-se no comércio no Oceano Índico , através da criação em 1602 da Companhia Holandesa das Índias Orientais , que obteve o monopólio do comércio oriental.

O sucesso da experiência levou à organização, em 1621, da Companhia das Índias Ocidentais Holandesa (WIC), que obteve o monopólio do comércio de escravos , por 24 anos, entre a América e a África. O principal objetivo da Companhia era ocupar as regiões produtoras de açúcar e recuperar os benefícios dos antigos negócios.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa E.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais