Buscar

53) Considere as seguintes semi-reações:Cl2(g) + 2e- 2Cl- E0=+1,36VI2(g) + 2e- 2I- E0=+1,535VPb2+ + 2e- Pb(s) E0=-0,126VV2+ + 2e-

53) Considere as seguintes semi-reações: Cl2(g) + 2e- 2Cl- E0=+1,36V I2(g) + 2e- 2I- E0=+1,535V Pb2+ + 2e- Pb(s) E0=-0,126V V2+ + 2e- V(s) E0=-1,18V a) qual o agente oxidante mais fraco? b) qual o agente oxidante mais forte? c) qual o agente redutor mais forte? d) qual o agente redutor mais fraco? e) o Pb(s) reduz o V2+ a V(s)? f) o I- reduz o Cl2 a Cl-? g) diga os elementos (ou íons) acima que podem ser reduzidos pelo Pb(s)

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

a)

Para ser um agente oxidante o elemento deve ter uma alta tendência a reduzir. Das semi-reações apresentadas aquela que possui o \(Eº\) positivo demonstra uma forte tendência à redução. Quanto menor for o \(Eº\) menor é a força desse agente oxidante. Assim, o agente oxidante mais fraco é o \(Cl_2(g)\).

b)

Dessa forma, o agente oxidante mais forte é o \(I_2(g)\).

c)

Para ser um agente redutor o elemento deve ter uma alta tendência a oxidar. Das semi-reações apresentadas aquela que possui o \(Eº\) negativo demonstra uma forte tendência à oxidação. Quanto maior for o \(Eº\) maior é a força desse agente redutor. Assim, o agente redutor mais forte é o \(V(s)\).

d)

Dessa forma, o agente redutor mais fraco é o \(Pb(s)\).

e)

Não, o Chumbo (Pb) tem uma maior tendência a reduzir do que o Vanádio (V). Por isso, o Chumbo reduz e o Vanádio oxida.

f)

Não, o Iodo (I) tem uma maior tendência a reduzir do que o Cloro (Cl). Por isso, o Iodo reduz e o Cloro oxida.

g)

O \(Cl_2(g)\) e o \(I_2(g)\) podem ser reduzidos pelo \(Pb(s)\).

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais