Buscar

(MACKENZIE-SP) – A sensação de”gelado” que sen -timos ao passar um algodão embebido em acetona na mão édevidaa) à sublimação da acetona.b) à

(MACKENZIE-SP) – A sensação de”gelado” que sen - timos ao passar um algodão embebido em acetona na mão é devida a) à sublimação da acetona. b) à insolubilidade da acetona em água. c) à mudança de estado da acetona, que é um fenômeno exo - térmico. d) à liquefação da acetona. e) à evaporação da acetona, que é um fenômeno endotérmico.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A acetona é o nome popular do composto orgânico propanona (C3H6O), que é um líquido incolor, inflamável e polar, ou seja, é solúvel em água.

Sublimação é a passagem ocorre quando uma substância do estado sólido para o gasoso (ou estado gasoso para o sólido) sem ter que passar pelo estado líquido, por exemplo quando o gelo vira vapor.

A liquefação é a passagem de uma substância do estado gasoso para líquido, esse processo também é chamado de condensação.

O processo endotérmico ocorre quando uma substância absorve calor, enquanto o exotérmico ocorre quando a substância perde calor.

A sensação de gelado que sentimos quando passamos acetona na mão é devido ao processo de evaporação da acetona ao absorver o calor da pele.

Portanto a alternativa correta é a letra e.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais