Buscar

(Vunesp) No modelo cinético dos gases ideais, apressão é o resultado da força exercida nas paredes dorecipiente pelo choque das moléculas. As mol

(Vunesp) No modelo cinético dos gases ideais, a pressão é o resultado da força exercida nas paredes do recipiente pelo choque das moléculas. As moléculas são consideradas como pontos infinitesimalmente pequenos. a) Explique a lei de Dalton das pressões parciais em termos do modelo cinético dos gases. b) Usando o modelo cinético, explique por que a pressão de um gás é diretamente proporcional à temperatura.

💡 4 Respostas

User badge image

Lucas Santos

eaea

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

a)

A Lei de Dalton afirma que a pressão de uma mistura de gases , que não reage quimicamente, é igual à soma das pressões parciais que cada uma delas exerceria se apenas uma ocupasse todo o volume da mistura, sem variar a temperatura . A lei de Dalton é muito útil quando queremos determinar a relação entre pressões parciais e pressão total em uma mistura.

b)

Quando Dalton formulou sua teoria atômica pela primeira vez, a teoria sobre a vaporização da água e o comportamento das misturas gasosas era um pico elaborado. A partir de suas medições, deduziu que dois gases são uma mistura e que agem de maneira mutuamente independente.

Por exemplo, se três gases diferentes forem colocados em um contêiner de um determinado volume ( V ), pode-se considerar que cada um desses gases ocupará todo o volume do contêiner, ou seja, ele irá conformar o volume do contêiner e terá a mesma temperatura.

Se estudarmos cada um desses gases separadamente, a contribuição para a pressão de cada componente estará diretamente relacionada ao número de mols do componente e aos choques que as moléculas têm nas paredes do recipiente. Como cada componente tem o mesmo volume e a mesma temperatura, a diferença nas pressões exercidas pelos três gases diferentes será devida ao número diferente de moles.

Então a pressão exercida por um dado componente de uma mistura gasosa é denominada pressão parcial do componente. As pressões parciais são calculadas aplicando a lei do gás ideal a cada componente. Assim, a pressão parcial de p i para um componente que consiste de n i moles a temperatura T no volume V , sendo R a constante universal dos gases , é dado pela expressão:


\[p = \dfrac{{nRT}}{V}\]

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais