Buscar

(Unicamp 2014) A dúvida é uma atitude que contribui para osurgimento do pensamento filosófico moderno. Nestecomportamento, a verdade é atingida atrav

(Unicamp 2014) A dúvida é uma atitude que contribui para o surgimento do pensamento filosófico moderno. Neste comportamento, a verdade é atingida através da supressão provisória de todo conhecimento, que passa a ser considerado como mera opinião. A dúvida metódica aguça o espírito crítico próprio da Filosofia. (Adaptado de Gerd A. Bornheim, Introdução ao filosofar. Porto Alegre: Editora Globo, 1970, p. 11.) A partir do texto, é correto afirmar que: a) A Filosofia estabelece que opinião, conhecimento e verdade são conceitos equivalentes. b) A dúvida é necessária para o pensamento filosófico, por ser espontânea e dispensar o rigor metodológico. c) O espírito crítico é uma característica da Filosofia e surge quando opiniões e verdades são coincidentes. d) A dúvida, o questionamento rigoroso e o espírito crítico são fundamentos do pensamento filosófico moderno.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Começar a filosofar por meio da dúvida é uma inovação trazida pelo filósofo René Descartes no século XVII. Sua motivação foi a percepção de que todas as coisas que ele aprendeu, seja por meio da escola, de livros ou de sábios, estavam erradas e nada era estabelecido como verdade, apenas como provável. Assim, a dúvida poderia limpar o espírito destes erros e preconceitos, fazendo com que a mente pudesse estar livre para alcançar a verdade.

Portanto, a alternativa que melhor responde esta questão é aquela que diz que a dúvida, assim como o questionamento feito de modo rigoroso e racional são aspectos importantes da filosofia moderna que busca um conhecimento científico e comprovado, o que está exposto na letra d).

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Letra D
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais