Buscar

O que é método tópico problemático?

Respostas

User badge image

Weslley Vieira

Avançando no estudo do Direito Constitucional, mais precisamente a respeito da hermenêutica constitucional, passaremos a estudar o método tópico problemático.

Sua primeira característica é ser um método anti-positivista trazido a tona novamente pelo teórico THEODOR VIEHWEG.

Esse método é dito tópico porque leva em consideração um esquema de pensamento, uma forma de raciocínio e argumentação para justificar e interpretar as normas constitucionais.

Outra denominação importante que deve ser levada em consideração é a afirmação feita pela doutrina de que estamos diante de um método aporético, já que se baseia em problemas a serem resolvidos através da interpretação das normas constitucionais.

Os métodos aporéticos, como o tópico problemático, são utilizados para solucionar o que a doutrina internacional denomina de “hard cases”, casos complexos que exigem a interpretação da norma para que se possa obter uma solução razoável.

Por fim, uma outra peculiaridade desta método é que não existe uma resposta mais ou menos correta que decorre do exercício de interpretação, mas sim uma resposta que convence o maior número de interlocutores e, assim, deve ser vista como a resposta mais adequada a uma determinada situação.

Tais características nos levam a apontar utilidades e críticas a esse método de interpretação.

Críticas:

a) a utilização dessa metodologia pode conduzir a um casuísmo ilimitado, vez que cada problema é resolvido de uma determinada forma.

b) a doutrina que prevalece enuncia que a solução deve partir da norma para o problema e não de maneira contrária como é feito neste método.

c) dá pouca importância a decisões e jurisprudências anteriores.

Utilidade:

a) complementação de lacunas.

b) eficaz quando não temos uma determinada norma para o caso específico.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O método tópico-problemático pode ser caracterizado como sendo o método onde a Constituição é um sistema aberto de normas, o que significa dizer que cada uma das normas constitucionais admite interpretações distintas, que podem variar no tempo.

Além disso, esse método, necessita do intérprete, pois se trata de uma atividade de concretização e o intérprete deve, em primeiro lugar deve, analisar o problema e extrair deste os pontos-chave (seus principais aspectos). Através destes aspectos, deve encontrar a norma aplicável, e ver qual (ou quais) das interpretações possíveis, extraídas do programa normativo abarcado por aquela, melhor se adequam ao problema.

1
Dislike0
User badge image

Malu Gonçalves

Obrigado.
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando