Buscar

Quais penas têm sido aplicadas aos condenados por porte de drogas psicoativas na Comarca X, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018?

💡 11 Respostas

User badge image

Vladyvanessa Angeli

"O consumo de drogas ilícitas, o tratamento e a punição de usuários são temas recorrentes na sociedade brasileira e, na contemporaneidade, ganham força várias tendências argumentativas que criticam a eficácia da legislação nacional, a letargia do poder público e a inaptidão do Estado para lidar com a questão. No plano jurídico-normativo, há uma série de dispositivos que tratam da temática, mas, cabe reconhecer, a solução ou a busca de consensos para resolver os problemas decorrentes de tal fenômeno social carece de uma abordagem isenta a respeito de como as instituições públicas e a sociedade devam se posicionar a respeito de tão alarmante situação. Punir, permitir, coibir, tratar são expressões que permeiam a retórica atual. Mas, qual o caminho a seguir?

A legislação atual não permite que o Estado obrigue o indivíduo viciado em drogas a se internar compulsoriamente. Sustentam alguns que tal medida fere, entre outros, o princípio da individualidade da pessoa e a sua dignidade. Em consequência de tal postura legal, o usuário dependente, ao ser advertido dos malefícios causados pelas drogas e orientado a procurar auxílio profissional, ignora a repreensão judicial e volta a praticar o crime, não se importando com sua saúde e muito menos com a advertência judicial recebida.

Segundo alguns operadores do direito, tais políticas retiraram da lei penal a sua força retributiva, bem como a preventiva, fazendo dessa forma com que aqueles que a infringissem não sentissem nenhum receio ou temor de assim o fazer. Quanto à pena de prestação de serviços à comunidade, Pires (2012) entende ser esta inconstitucional em razão do previsto na alínea “c” do inciso XVLII do art. 5º da Carta Magna que proíbe as penas de trabalhos forçados no Brasil. Destarte, o usuário poderia se recusar a cumprir tal penalização sob o argumento de ser inconstitucional e, ainda, não poderia o magistrado entender tal recusa como crime de desobediência pelo fundamento constitucional citado, ficando assim o usuário dependente impune de seu delito. Depreende-se, portanto, que as penas impostas aos dependentes de drogas não possuem a eficácia que se espera de uma norma penal, trazendo assim certo descrédito ao Direito Penal Brasileiro.

A pesquisa foi elaborada a partir da legislação brasileira pertinente, sobretudo as regras de Direito Penal, de Direito Constitucional, estudos jurídicos existentes e jurisprudência que correspondesse ao tema. Foram coletados dados e informações de livros, relatórios pertinentes ao tema elaborados por ONGs, órgãos públicos, além de acórdãos de tribunais superiores e textos publicados na Internet.


NÃO CONSEGUI COLCAR TODA A RESPOSTA MAIS SE QUISER ME PEDI (51)981936052

CONSEGUI TIRAR 2,5 .
18
Dislike0
User badge image

Esther Ayumi

Algumas das penas que têm sido aplicadas aos condenados por porte de drogas psicoativas na Comarca X, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018, são:


Medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo;

advertência sobre os efeitos das drogas;  

prestação de serviços à comunidade.


6
Dislike0
User badge image

Daiane Lemos

Nesse caso as penas são: advertência sobre os efeitos de drogas, prestação de serviços a comunidade, medida educativa d comparecimento a programa ou curso educativo.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais