Buscar

Administração de Sistemas de Informação. Por que o uso da informação passou a ser recurso estratégico na tomada de decisão?

💡 3 Respostas

User badge image

Elidiane Soares

No processo de trabalho, a tomada de decisão é considerada a função que caracteriza o desempenho da gerência. Independentemente do aspecto da decisão, esta atitude deve ser fruto de um processo sistematizado, que envolve o estudo do problema a partir de um levantamento de dados, produção de informação, estabelecimento de propostas de soluções, 
escolha da decisão, viabilização e implementação da decisão e análise dos resultados obtidos.Portanto, é necessário diferenciar as informações em níveis gerenciais e operacionais. Informações operacionais são aquelas que têm por finalidade que simplesmente permitir que determinadas operações continuem acontecendo dentro do ciclo operacional da empresa. Já as informações gerenciais destinam-se a alimentar processos de tomada de decisão em cada nível de gerencia.(BIO, 1996).

referencias

BIO, S. R. Sistemas de Informação: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1996. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A tomada de decisão, quando ação responsável e premeditada, passa por vários passos. Entre eles, o recolhimento e processamento de informações a respeito da situação, do contexto e dos fatores envolvidos na decisão que será tomada é essencial. Sem elas, não é possível avaliar os impactos e consequências que as possíveis decisões poderão ter, nem avaliar criticamente qual atitude seria a mais correta a ser tomada. Em outras palavras, tomar decisões sem informações suficientes é um “tiro no escuro”. O aumento considerável da informação disponível, através da tecnologia, tornou esse ativo ainda mais importante. Em um ambiente de negócios, outras empresas podem ter acesso a informações que são indisponíveis para a sua empresa, as colocando em vantagem estratégica na hora guiar seus negócios.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais