Buscar

me ajuda a responder

Leia o fragmento de texto a seguir: “Nos últimos anos do século XIX surgiu um movimento político, religioso e cultural judaico, cuja evolução teria muitas consequências para o futuro do Oriente Médio: o sionismo. Esse movimento (do nome do monte do Sion, ou Sião, colina em Jerusalém) foi concebido com o objetivo de possibilitar o retorno dos judeus à terra de Israel, na Palestina, que de lá saíram a partir da chamada diáspora. O movimento sionista conquistou o apoio de banqueiros judeus, e os capitais reunidos pelo Fundo Nacional Judaico permitiram comprar terras na Palestina”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIGNIER, Michel. Guerra e Paz no Oriente Médio. São Paulo: Ática, 2002. p. 17-18.

Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico sobre movimento sionista, analise as afirmativas a seguir:

I Durante a Primeira Guerra Mundial, a causa sionista ganhou o apoio da Inglaterra e com o término do conflito houve um aumento significativo da população judaica na Palestina.

II Na década de 1930, surgiram os primeiros conflitos entre árabes e judeus em função do território da Palestina. A Inglaterra interferiu nesse processo, procurando restringir a migração judaica para a região e contrariando, portanto, os interesses sionistas.

III O governo nazista foi responsável pelo extermínio de milhões de judeus nos campos de concentração, motivo pelo qual, durante a Segunda Guerra Mundial, houve um decréscimo das migrações dessa população para a Palestina.

IV Os horrores praticados nos campos de concentração nazistas impulsionaram a campanha sionista após o término da Segunda Guerra Mundial, razão pela qual em 1947 a ONU aprovou a partilha da Palestina em dois Estados.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  A

I, II e III

  B

I, II e IV

  C

I, III e IV

  D

II, III e IV

  E

II e IV

💡 2 Respostas

User badge image

Glaziela Ramos

Que posso te. Ajudar.?
0
Dislike0
User badge image

Vinicius S Oliveira

B) I, II e IVDe acordo com o livro-base da disciplina, as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. Já a afirmação III é incorreta, uma vez que a ascensão do nazismo na Alemanha, somadas às conquistas territoriais de Hitler durante a 2ª Guerra, foram fatores que ampliaram as migrações de judeus de diversas regiões da Europa para a Palestina (Referência: FEITOSA, Samara Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico Curitiba: Intersaberes, 2016, cap. As voltas que o mundo dá).“Ao final da [primeira] guerra, confiantes nas promessas inglesas, vários judeus começam a se mudar para a Palestina, comprando terras e se estabelecendo em grandes grupos, fato que será acelerado pela escalada nazista na Alemanha. [...] Entretanto, os árabes começam a ficar preocupados com a ocupação judaica, principalmente porque muitos deles estavam perdendo suas terras para os judeus recém-imigrados, manifestações começam a acontecer e em 1936 estoura a primeira revolta árabe contra a ocupação judaica. [...] Em 1939, a Inglaterra, frente à situação cada vez mais grave na Europa, anuncia a suspensão temporária das migrações, o que causa furor na comunidade sionista. Com o advento da Segunda Guerra, a situação fica ainda mais grave, a deliberada perseguição alemã aos judeus aumenta o fluxo de migrações para a Palestina e a percepção de que o conflito entre árabes e judeus é inevitável fica cada vez mais evidente. A perseguição nazista aos judeus será também o mote da intervenção da ONU no pós-guerra” (Referência: FEITOSA, Samara Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico Curitiba: Intersaberes, 2016, cap. As voltas que o mundo dá).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais