Buscar

oq acontece na fase broto em odontogenese

💡 3 Respostas

User badge image

Ramona Kleinschmidt

O estágio inicial da odontogênese, denominado botão ou broto, inicia-se após a formação da lâmina dentária a partir do epitélio oral. Nesta faixa de espessamento epitelial, as células proliferam formando projeções com formato semelhante a botões, que invaginam em direção ao ectomesênquima subjacente. Em cada lâmina dental, formam-se 10 centros de proliferação, os quais constituem os locais de desenvolvimento dos futuros dentes.

Nos botões em desenvolvimento, verifica-se alta atividade mitótica, com as células centrais apresentando formato poligonal, e as periféricas, morfologia cilíndrica ou cuboidal. Concomitantemente a esta proliferação epitelial, ocorre uma condensação de células ectomesenquimais ao redor do botão. Supõe-se que a ligação da molécula de superfície celular Sindecan-1 à Tenascina (presente na matriz extracelular) intermedia a condensação celular.

Durante a fase de botão, os sinais necessários à progressão da odontogênese partem principalmente do epitélio oral para o ectomesênquima. As ações indutivas são mediadas por moléculas como proteínas morfogenéticas do osso (BMPs), fatores de crescimento fibroblástico (FGFs), Sonic hedgehog (Shh) e Wingless integrated (Wnts). Após recebidos esses sinais, o ectomesênquima adquire o potencial de estimular os processos de morfogênese e citodiferenciação
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A respeito da odontogenese, é um processo que vai ser responsável pela formação dos dentes, onde vai passar por algumas fases, sendo elas: fase de botão, fase de capuz, fase de campânula. Na fase de botão, é o início da formação dos dentes, onde o ectoderma vai sofrer divisões em 10 locais diferentes do dente, que vai corresponder a posição dos dentes que futuramente nascerão podendo ser inferior ou superior.

Os botões dessa fase surgem em diferentes períodos, sendo que os primeiros aparecem na região da mandíbula, que vão ser os futuramente os dentes incisivos na parte inferior. Na maioria das pessoas é primeira parte dentária que surge. Sua forma central se caracteriza como um polígono, enquanto que a parte periférica se associa como se fosse um cilindro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais