Buscar

Pergunta de Ética, estética e educação... Podriam me ajudar? Qual página do livro está a resposta?

Ao exercermos à docência no ensino superior, necessitamos de um código de ética. Essa necessidade advém do fato de que há uma inter-relação entre o docente e seus alunos, o que acarreta em um comprometimento na ação [...]. A profissão docente se dá a serviço de todos e a seu próprio benefício, desenvolvida de maneira estável em conformidade com a própria vocação e em atenção à dignidade humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Carla B. Ética na docência do ensino superior. Revista Educare, Montes Claros ISEIB. p. 11. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2234046/mod_resource/content/1/etica-carla-genilce.pdf. Acesso em 13 de junho de 2019. 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética e docência,  assinale a alternativa correta:

  A

A ética como imposição dos costumes para agir em vista da moral, exclui também bases biológicas.

  B

A responsabilidade pelo outro tem implicações irrecusáveis na educação, para docentes, pais, educadores em geral e para os alunos.

  C

A ética fundamenta-se na responsabilidade individual, distante do outro, conviver e construir um mundo de bem-estar parte apenas do indivíduo.

  D

Embora sem importância para a sociedade, a ética precisa ser revista e questionada no ambiente da docência.

  E

Ética e docência se auto excluem, pois uma é do âmbito subjetivo, e a outra apenas coletiva.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Temos que o exercício da docência exige que se tenha um código de ética. O código de ética, por sua vez, envolve o respeito à dignidade humana. Dessa forma, a atitude docente deve, inclusive, respeitar a dignidade humana.

A estética na educação, por sua vez, consiste na linguagem não verbal da educação. Em outras palavras, compreende a linguagem da arte, como pinturas, esculturas, músicas, entre outros.

Assim, podemos afirmar, dentre as alternativas apresentadas, que a responsabilidade pelo outro tem implicações importantíssimas na educação, no que se refere ao contexto de docentes, pais, educadores e alunos. Portanto, a alternativa correta é a b).

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais