Buscar

questionario bioetica

PERGUNTA 2

  1. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) surge como mais um instrumento de necessidade para a proteção dos seres humanos no que diz respeito às pesquisas científicas. Sabe-se que o TCLE foi introduzido em qual dos documentos abaixo?

      a.

    Código de Nuremberg.

      b.

    Declaração de Helsinki.

      c.

    Relatório de Belmont.

      d.

    Declaração Universal dos Direitos do Homem.

      e.

    Princípios da Bioética.

💡 5 Respostas

User badge image

Dayane Evelyn

b. Declaração de Helsinki
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é um documento de caráter obrigatório para pesquisas com seres humanos. Este documento esclarece que o participante da pesquisa possa tomar suas decisões de forma clara, sem constrangimentos. Por outro lado, é a garantia de que o pesquisador está protegido legal e moralmente quanto a sua pesquisa.

É necessário que o TCLE contenha as informações mais relevantes do protocolo da pesquisa através de título, justificativa, objetivos, possíveis riscos e benefícios para que o participante fique ciente. É necessário que a linguagem seja clara e que todos os passos citados sejam de maneira bastante informativa.

A primeira vez que percebeu-se a necessidade de consentimento do participante da pesquisa foi o Código de Nuremberg em 1947. Através desse, tornou-se indispensável o consentimento do participante para qualquer pesquisa biomédica depois se estendendo as demais áreas.

Portanto, a resposta correta para esta questão é letra a.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais