Buscar

bioo duvida

A via glicolítica pode ser dividida em uma fase composta por hexoses e uma fase
composta por trioses. Do ponto de vista energético, o que difere essas duas fases?

💡 4 Respostas

User badge image

Thayken Tay

A fase composta por hexoses necessita de energia para ocorrer (2 ATPs necessários por molécula de glicose) e a fase das trioses libera energia (2 ATPs por triose)

1
Dislike0
User badge image

Márcio Jr

A glicólise (a partir de glicose, um termo mais antigo para a degradação da glucose +-lise) é a via metabólica que converte a glicose C 6 H 12 O 6, em piruvato, CH3 COCOO – + H +.

A energia livre libertada neste processo é usado para formar o ATP compostos de alta energia ( trifosfato de adenosina ) e NADH ( nicotinamida adenina dinucleótido reduzido ).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ATP é a sigla empregada para se referir à molécula adenosina trifosfato. A mesma consiste na principal fonte de energia química celular, sendo composta por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato.

A respiração celular é um processo essencial em que a ATP (Adenosina trifosfato), substância responsável por suprir as necessidades energéticas das células, é produzida. A seguir, será explicado sobre as principais etapas da respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e fosforização oxidativa.

A glicólise, também chamada de via glicolítica, é uma etapa anaeróbica em que ocorrem diversas reações químicas a fim de produzir ácido pirúvico a partir da quebra da quebra de moléculas de glicose.

O ciclo de Krebs é realizado no interior da mitocôndria e é responsável pela degradação e construção de substâncias a fim de produzir a energia necessária para as células.

A última etapa do processo de respiração celular é a fosforilação oxidativa. Nesse processo uma grande quantidade de elétrons é liberada por conta da reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, e esses elétrons são responsáveis pela formação da água, que libera a energia necessária para produção de ATP. Essa é a etapa em que a maior quantidade de ATP é produzida.

Em especial, a a glicólise é um processo anaeróbico que se consiste na quebra da molécula de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico com saldo energético de dois ATP em um processo de hidrolise, isto é, de uma reação química em que se utiliza a água para quebra de uma molécula em outras duas. A enzima que catalisa tal reação é a hidrolase.

Costuma-se dividir a glicólise em duas etapas que são a fase preparatória, onde ocorre a hidrólise de ATP, e a fase de pagamento, onde se formam quatro moléculas de ATP e o “pagamento” das moléculas gastas inicialmente.

A a glicose é essencial para a manutenção do organismo uma vez que provê energia celular. Por fim, apresenta-se a reação global da glicólise:


\[\boxed{{\require{text}\text{Glicose}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ NA}}{{\require{text}\text{D}}^{\require{text}\text{ + }}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ ADP}} + {\require{text}\text{ }}2{{\require{text}\text{P}}_i} \to 2{\require{text}\text{ NADH}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ piruvato}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ATP}} + {\require{text}\text{ }}2{{\require{text}\text{ H}}_{\require{text}\text{2}}}{\require{text}\text{O}}}\]

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais