Buscar

O esqueleto torácico forma a caixa torácica osteocartilagínea, que protege as vísceras torácicas e alguns órgãos abdominais. Ele é composto por:

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriela Belucci

A face dorsal é formado pelas doze vértebras torácicas, e a parte dorsal das doze costelas. A face ventral é constituída pelo esterno e cartilagens costais. As faces laterais são compostas pelas costelas e separadas umas das outras pelos onze espaços intercostais, ocupados pelos músculos e membranas intercostais.

As costelas são em número de 12 pares. São ossos alongados, em forma de semi-arcos, ligando as vértebras torácicas ao esterno.

As costelas são classificadas em:

 7 Pares Verdadeiras: articulam se diretamente ao esterno
 3 Pares Falsas Propriamente Ditas: articulam-se indiretamente (cartilagens)
 2 Pares Falsas Flutuantes: são livre

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nos seres humanos, o tórax é a região localizada no peito do corpo entre o pescoço e o abdômen, juntamente com seus órgãos internos e outros conteúdos. É principalmente protegido e apoiado pela caixa torácica , coluna vertebral e cintura escapular.

O conteúdo do tórax inclui o coração e os pulmões (e a glândula timo ); os músculos peitorais maiores e menores, trapézio e pescoço; e estruturas internas, como o diafragma, o esôfago, a traqueia e uma parte do esterno conhecida como processo xifoide).

Artérias e veias também estão contidos, aorta, veia cava superior, veia cava inferior e a artéria pulmonar; ossos(a cavidade do ombro que contém a parte superior do úmero, a escápula, o esterno, a porção torácica da coluna vertebral, a clavícula e a caixa torácica e as costelas flutuantes ).

0
Dislike0
User badge image

Saphyra St

12 pares de costelas e cartilagens costais, 12 vértebras torácicas e discos intervertebrais e o esterno.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais