Buscar

Como acontece o desenvolvimento cognitivo de Piaget?

💡 7 Respostas

User badge image

Eliseu Sampaio

O desenvolvimento mental da criança surge, em síntese, como sucessão de três grandes construções, cada uma das quais prolonga a anterior, reconstruindo-a primeiro num plano novo para ultrapassa-la em seguida, cada vez mais amplamente.

Isto já é verdadeiro em relação à primeira, pois a construção dos esquemas sensórios-motores prolonga e ultrapassa a das estruturas orgânicas no curso da embriogenia. Depois da construção das relações simeóticas do pensamento das conexões interindividuais interioriza os esquemas de ação reconstruindo-os no novo plano de representação e ultrapassa-os, até constituir o conjunto das operações concretas e das estruturas de cooperação. Enfim desde o nível de 11/12 anos, pensamento formal nasce e reestrutura as operações concretas, subordinando-as as estruturas novas, cujo desdobramento se prolongará durante a adolescência e toda a vida anterior (com muitas outras transformações ainda).

1
Dislike0
User badge image

Rosangela Oliveira

Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo nos quatro estágios principais os estágios sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal
1
Dislike0
User badge image

Michele Albino Motta

Uma das teorias mais famosas de Jean Piaget é sua teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual ele formulou quatro estágios diferentes no desenvolvimento da criança. Ele veio com isso para chegar a uma teoria que explicaria o desenvolvimento geral de uma criança.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais