Buscar

São tipos de auditoria de certificação, exceto:

💡 1 Resposta

User badge image

Jaqueline Santos

Vejamos um pouquinho mais sobre cada uma delas:

Auditoria de 1ª parte

As auditorias de 1ª parte são as auditorias internas. Elas geralmente são realizadas pela própria empresa, que seleciona os colaboradores qualificados para auditar. Dessa forma, no geral, não há nenhum tipo de envolvimento externo.
Elas podem ter diversos objetivos distintos. Mas, muitas vezes, são realizadas auditorias internas para ajudar na adequação de um sistema de gestão, como a ISO 9001:2015. Isso ocorre porque a auditoria identifica quais itens não são atendidos. Então, é possível criar planos de ação para ajustar os processos e, assim, atender a norma em que se busca certificação.
As auditorias internas fornecem um diagnóstico mais preciso da empresa, pois são executadas, geralmente, por profissionais que conhecem o processo e o contexto da organização. Elas identificam pontos fracos e falhas que precisam ser corrigidas, mas que, às vezes, passam despercebidas em outros momentos (ou nos tipos de auditorias que veremos a seguir).
Todavia, cabe ressaltar que existem empresas que terceirizam as auditorias internas. Isso acontece principalmente para evitar que o conflitos de interesse ou fatores pessoais atrapalhem o processo de auditoria.

Auditoria de 2ª parte

As auditorias de 2ª parte são auditorias externas realizadas nos fornecedores da empresa. Tem como objetivo avaliar critérios importantes para a organização que está contratando produtos ou serviços. Podem ser avaliadas as rotinas da empresa e a execução dos processos, por exemplo, pois são fatores que podem afetar diretamente na qualidade do que é repassado para a empresa que está executando a auditoria.
Esse tipo de auditoria pode ser executada por representantes da empresa auditora, desde ela tenha colaboradores com as competências necessárias. Porém, também é possível que ela terceirize a auditoria, contratando uma empresa de auditoria especializada no seu ramo de atuação, por exemplo.
Perceba que aqui a auditoria faz parte de um processo de avaliação de fornecedores. Portanto, o objetivo dela é atestar a capacidade de uma empresa para atender as necessidades e expectativas de outra organização.

Auditoria de 3ª parte

Também externas, as auditorias de 3º parte são auditorias que têm como escopo averiguar requisitos legais, regulamentares, por exemplo, auditorias de certificação em normas como a 9001:2015 ou a 17025:2017.
Aqui, são avaliados requisitos normativos, afim de compreender se uma empresa cumpre ou não os critérios da norma a que se dispôs a atender. Se nas auditorias de 2ª parte são avaliados critérios de uma empresa perante a outra; na de terceira é avaliada a conformidade dos processos da empresa que está passando por auditoria frente uma norma ou regulamentação.
Nesse caso, a auditoria é um fim em si mesma, e servirá apenas para atestar a competência da empresa em atender determinados requisitos. Não há uma relação de compra/venda, como no caso anterior. Para exemplificar esse tipo de auditoria
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais