Buscar

Como atuavam os júris consultos no direito romano? Respostas explicativas por favor

Respostas

34 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

luiz fernando alves nunes

eram grandes estudiosos da regra de Direito, contratados pelos pretores (magistrados) para informa-los nas suas decisões assemelhavam a figura do advogado na sociedade atual.   

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Este órgão foi presidido pelo pretor de repetundis , um magistrado especial encarregado de investigações preliminares, além de ser o supervisor da implementação da conclusão final do júri.

O objetivo desse novo procedimento era um meio para uma melhor administração da justiça em todo o império. Essas instituições especiais são instalações permanentes e existiam em tribunais extraordinários / especiais chamados quaestiones perpetuae ou quaestiones de repetundis pecuniis, destinados a proteger os residentes das províncias da extorsão generalizada por oficiais romanos predadores.

Portanto, o consilium iudicum e os tribunais quaestiones tinham o objetivo principal de indagar se o funcionário romano acusado havia efetivamente se envolvido em funções extralegais e se ele estava sujeito a devolver o dinheiro (portanto, pecunia repetere ).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image