Buscar

Qual é a importância do saber? Como é produzido nosso saber sobre as coisas de acordo com Foucault?

Respostas

User badge image

andressa andrade

Interessava se acima de tudo pelo indivíduo, suas verdades e relações entre o saber e o poder, Foucault argumenta que conhecimento e poder estão tão ligados que, no final, acabam sendo a mesma coisa.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O saber é um conceito associado à detenção de conhecimento, o que, por sua vez, é algo muito importante. De forma simplória, os conhecimentos dividem-se em três tipos principais: filosófico, senso comum e científico.

O conhecimento filosófico consiste no conhecimento fundamentando na reflexão e construção de conceitos e ideias, por meio do uso do raciocínio em busca do saber. Por sua vez, o senso comum trata-se do conhecimento adquirido através de experiências do dia a dia. Logo, o mesmo é vulgar, pois advém do povo (vulgo) e também é empírico, uma vez que o conhecimento se consolida através de experiências de vida. Por fim, o conhecimento científico busca, por meio de procedimentos lógicos, produzir conhecimento científico testado, comprovado e seguro, trabalhando com a observação, hipótese, método de pesquisa, publicação e teoria.

Temos que Foucault desenvolveu sua tese se baseando em grande crítica contra a ideia do sujeito tradicional, seu fundamento principal ao conceito de episteme corresponde a rede de significados na formação de um discurso, propondo que a fala tenha diversas interpretações, ou seja, este conceito pode ser traduzido como a ideia de múltiplos entendimentos ideológicos sobre um determinado assunto.

Dessa forma, diante da natureza do saber, Foucault introduz a compreensão do fundamento, essencialmente uma leitura crítica do discurso, através da construção da noção do sujeito e as ideias da ciência do espírito. O Filósofo também reflete sobre a cultura não ser um fato, um fenômeno acabado em si, afirmando-a como um objeto em elaboração, ressaltando também a teoria que o homem é uma invenção do saber, da inteligência, sendo fruto da produção do pensamento.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina