Buscar

PF 2018 CESPE- Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada

com base na legislação de regência e na jurisprudência dos tribunais superiores a respeito de aplicação de pena, cominação de penas, regime de penas, medidas de segurança e livramento condicional. Flávio, maior e capaz, condenado a pena de doze anos pela prática de homicídio doloso qualificado, iniciou o cumprimento da pena em regime fechado. Durante a execução da pena, ele apresentou comportamento excelente e colaborativo, por isso, após o período mínimo para a progressão de regime, seu advogado requereu ao juiz a passagem de Flávio para o regime aberto. Nessa situação, o pedido não poderá ser atendido: a progressão do regime prisional de Flávio deverá ser para o regime semiaberto. Certo ou errado? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Janaína Sanches

Correto.

Súmula 491 do STJ: “É inadmissível a chamada progressão per saltum de regime prisional”.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A assertiva está correta, sendo que a pretensão do advogado de Flávio deve ser indeferida, pois não é permitida a progressão per saltum  no ordenamento jurídico nacional:

A progressão por saltos seria a situação em que um condenado partiria do regime fechado ao aberto sem passar pelo regime semiaberto. 

A súmula 491 do Superior Tribunal de Justiça menciona: É inadmissível a chamada progressão per saltum de regime prisional.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais