Buscar

PF 2018 CESPE- Em cada item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base na

legislação de regência e na jurisprudência dos tribunais superiores a respeito de execução penal, lei penal no tempo, concurso de crimes, crime impossível e arrependimento posterior. Sílvio, maior e capaz, entrou em uma loja que vende aparelhos celulares, com o propósito de furtar algum aparelho. A loja possui sistema de vigilância eletrônica que monitora as ações das pessoas, além de diversos agentes de segurança. Sílvio colocou um aparelho no bolso e, ao tentar sair do local, um dos seguranças o deteve e chamou a polícia. Nessa situação, está configurado o crime impossível por ineficácia absoluta do meio, uma vez que não havia qualquer chance de Sílvio furtar o objeto sem que fosse notado. Certo ou errado? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Penteado

Errado, pois a partir do momento em que Silvio subtraiu para si o objeto, ele está consumindo o crime descrito no artigo 155 do código penal brasileiro, independentemente se ele conseguiu ou não fugir.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A assertiva está incorreta, pois a simples existência do sistema de vigilância por si só não torna impossível o crime em questão conforme a súmula 567  do Superior Tribunal de Justiça que dispõe:

Sistema de vigilância realizado por monitoramento eletrônico ou por existência de segurança no interior de estabelecimento comercial, por si só, não torna impossível a configuração do crime de furto. (Súmula 567, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 24/02/2016, DJe 29/02/2016)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais