Buscar

quais as limitações de Montesquieu

💡 4 Respostas

User badge image

Cristiane Petry Maggioni

Montesquieu propôs a divisão dos três poderes em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.
1
Dislike0
User badge image

Lais Mangaba

Hehehewheb
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Montesquieu foi o pai da Teoria da Separação dos Poderes, na qual se baseia a maioria dos Estados ocidentais modernos, afirma as características que distinguem os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e suas limitações mutuamente. Podemos citar por exemplo, em uma democracia baseada no parlamento, o legislativo (Parlamento) limita o poder do executivo (Governo): estando este não livre para agir por ofício e deve constantemente garantir o apoio do Parlamento, que tem como finalidade, representar a vontade popular. De mesmo modo, o poder judiciário permite fazer contrapeso a certas decisões do governo, com o poder que a Carta dos Direitos e Liberdades da Pessoa infere aos magistrados.

Essa teoria é conceituada como sendo um modelo de governar cuja criação é oriunda da Grécia Antiga. A essência desta teoria é baseada no princípio de que os três poderes que formam o Estado devem atuar de forma independente, separada e harmônica, e mesmo assim, permanecendo as características do poder de ser uno, indivisível e indelegável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais