Buscar

Montesquieu e Alexis de Tocqueville

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Profa. Dra. Raiane P. S. Assumpção
 CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
1º semestre 2013
*
MONTESQUIEU
	“Quando se faz uma estátua, não se deve estar sempre sentado no mesmo lugar, é preciso vê - lá de todos os lados, de longe e de perto, de cima e de baixo, em todos os sentidos”.
Montesquieu
*
MONTESQUIEU
	
	“Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos”. 
*
MONTESQUIEU
Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu (1689-1755)
 Filósofo político francês, formado em Direito.
Aristocrata.
Humanista (Iluminismo).
Crítico severo da monarquia absolutista decadente e do clero.
Num contexto liberal, a política de Montesquieu exposta no Espírito das Leis (1748), surge como essencialmente racionalista. 
Ela se caracteriza pela busca de um justo equilíbrio entre a autoridade do poder e a liberdade do cidadão. 
Montesquieu possui, sobretudo, uma concepção racionalista das leis que não resultam dos caprichos arbitrários do soberano, mas são "relações necessárias que derivam da natureza das coisas". 
*
MONTESQUIEU
	Charles Louis de Secondat, conhecido como Barão de Montesquieu (1689-1755), entrou para a história da ciência política pela importância e atualidade dos argumentos da sua principal obra L’Esprit des Lois (O Espírito das Leis, 1748). 
	Escrito num longo período de 20 anos na França revolucionária, o livro exerceu imensa influência, tanto na Revolução Americana, quanto na Francesa, no sistema de governo inglês e, de certa forma, em todo o mundo durante os dois últimos séculos.
*
MONTESQUIEU
	Para solucionar o problema, daquilo que Montesquieu chama de “verdade eterna”, à medida que “qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele”, o autor sugere um antídoto infalível: 
“Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder”. 
Assim, criam-se os poderes legislativo, executivo e judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que a mesma não existe se uma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes ao mesmo tempo. É a tripolarização dos poderes.
*
MONTESQUIEU
	Com isso cria se um sistema chamado de freios e contra-pesos, em que todos fiscalizam e são fiscalizados, não podendo qualquer um que seja tornar um regime autoritário.
	Outra característica de Montesquieu: examinar 3 tipos de governo, a República, a Monarquia e o Despotismo. 
	Explica que as leis que governam o povo devem levar em consideração o clima, a geografia e outras circunstâncias gerais, e que, também as forças que governam devem ser separadas e balanceadas para garantir os direitos individuais e a liberdade. 
*
MONTESQUIEU
Montesquieu cria uma TIPOLOGIA DE GOVERNO, apoiado em uma análise das causas sociais. Considera que sempre haveria um sentimento humano (já que o governo é feito por homens, sendo o Estado um ser juridicamente construído) correspondente ao tipo de governo:
1. República - seria a VIRTUDE para a associação de todos para o bem comum; 
2. Monarquia - seria a HONRA para justificar seu poder (mas é a honra privada, a honra do governante para fazer bem aos governados e não a pública), organizando um governo justo;
 Despotismo - seria o MEDO, pois a lei é a vontade do déspota – é arbitrária. A única coisa que limita o déspota é a religião, o medo da morte e do fim provável no inferno. 
*
MONTESQUIEU
Na visão de Montesquieu, somente na Monarquia haveria TRIPARTIÇÃO DOS PODERES, pois defendia a Monarquia Constitucional. 
A magistratura seria exercida por um poder impessoal; o rei governaria, mas calcado em uma constituição.
*
ALEXIS DE TOCQUEVILLE (1835 – 1840)
“Ele representa o último ramo de descendentes intelectuais de Montesquieu”.
Albert Sorel
*
Alexis-Charles-Henri Clérel, visconde de Tocqueville, dito Alexis de Tocqueville(29 de Julho de 1805 - 16 de Abril de 1859) 
	Conciliar as pretensões absolutistas e a revolta anárquica naturais ao ideário humano só é possível através de um nível de excelência educacional e de uma orientação política embasados na ética e na liberdade individual. 
	É esta a proposta que Tocqueville ao desenvolver e fundamentar uma reflexão profunda sobre a liberdade e a igualdade. 
TOCQUIAVILLE 
*
	A ciência política de Tocqueville é esclarecida como conseqüente de uma epistemologia modesta e um ideal ético igualitário que só podem resultar num máximo respeito às liberdades individuais. 
	Imbuído de profunda consciência moral, Tocqueville sentiu-se no dever de dedicar sua vida à concretização de sua teoria social. O compromisso do intelectual de divulgar seu saber é, segundo Tocqueville, tão intenso quanto forem as perspectivas de melhoras sociais decorrentes dele. 
TOCQUIAVILLE 
*
Obras:
	
Da Democracia na América; 
O Antigo Regime e a Revolução.
 
TOCQUIAVILLE 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando