Buscar

a forma de solução de conflitos adotada predominantemente pelas sociedades primitivas

💡 4 Respostas

User badge image

Nayara Vg

As sociedades primitivas eram comunidades antigas sem legislação ou normas positivadas que impusesse regras e condutas de como os indivíduos deveriam reger suas relações. Apesar de não-escrita, haviam normas de convivência no grupo que regia a convivência entre eles. Nas sociedades indígenas havia um líder chamado de chefe indígena, considerado o moderador da comunidade, devendo possuir as qualidades de ser bom orador e generoso. Este atuava em nome da sociedade e não com base em decisões tomadas somente por ele. Desta forma, era uma espécie de representante da comunidade. O chefe indígena ainda possuía a atribuição de mediar os conflitos a ele trazidos sem poder recusar esta atribuição. Atua como um terceiro que intermedia a lide na busca de uma solução. Um terceiro intermediando um conflito visando à resolução do mesmo sem utilizar o judiciário para tal a fim é a finalidade dos meios alternativos de solução de conflito que é um instituto recente no ordenamento jurídico.

0
Dislike0
User badge image

Thyagho Shantos

A AUTOTUTELA (ou autodefesa) é a forma mais primitiva de solução dos conflitos, na qual há o emprego da força por uma das partes, e a submissão da parte contrária. A força pode ser entendida em diversas modalidades: física, moral, econômica, social, política, cultural, filosófica, etc.

0
Dislike0
User badge image

Sérgio Ricardo Simão

A autotutela, é a forma de solução de conflitos adotada predominantemente pelas sociedades primitivas. O princípio da autotutela estabelece que a Administração Pública possui o poder de controlar os próprios atos, anulando-os quando entender por ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos. Desta forma, a Administração Pública não necessita recorrer ao Poder Judiciário para corrigir os seus atos, podendo fazê-lo diretamente. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais