Buscar

Como deve ser o cuidado paliativo com pacientes em hemodiálise?

Respostas

User badge image

Jamyle Stefany

os cuidados paliativos são ações de cuidados holísticos para pacientes com doença renal avançada e progressiva, proposto pela equipe multiprofissional. O manejo da dor e outros sintomas e assistência psicológica, apoio social e espiritual é fundamental. O psicólogo irá trabalhar as questões advindas do adoecimento, buscando estimular os mecanismos de enfrentamento e rede de apoio familiar e social. Nesse contexto também surgem as demandas relacionadas a espiritualidade. O objetivo dos cuidados paliativos é a conquista da melhor qualidade de vida, sentimento de bem estar dos pacientes e das suas famílias. Muitos aspectos dos cuidados paliativos também são aplicáveis no início do curso da doença em conjunto com outro tratamento.
Os cuidados paliativos podem ser aplicados a todas as pessoas com doença renal avançada.  Este termo predominantemente refere-se àqueles que estão na fase 4 ou no estágio 5 da doença renal crônica (DRC), seja em terapia de substituição renal, ou que esteja sendo preparado para este tratamento, tendo optado ou não por realizá-lo.
Para realizar uma avaliação do sintomas de sono, dor, indisposição física, nutrição, ansiedade, depressão dentre outros é possível utilizar a escala de Avaliação de Sintomas Edmonton. O autor Ribeiro (2012), utilizou a escala em doentes crônicos, englobando a população renal crônica. O autor critica a ausência de avaliação nos registos da equipe de saúde dos sintomas avaliados pelo instrumento como o nível de dor, indisposição física, cansaço, sonolência entre outros.
 Trata –se de um dado alarmante e revela a falta de acolhimento, atenção dada ao tratamento e manejo integral destes pacientes. Considerando que a formação em cuidados paliativos e a implementação de escalas de avaliação sintomáticas são medidas urgentes para adotar em unidades que anseiam o sucesso no cuidar e na qualidade de vida dos pacientes com doença renal avançada.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A hemodiálise é uma terapia de substituição renal, destinada a substituir parcialmente a função dos rins. Consiste em extrair o sangue do organismo através de um acesso vascular e levá-lo a um dialisador ou filtro de compartimento duplo, no qual o sangue passa pelo interior dos capilares em uma direção e o fluido de diálise circula na direção oposta, banhando-se capilares referidos.

Assim, ambos os líquidos são separados por uma membrana semipermeável. Esse método permite a circulação de água e solutos entre o sangue e o banho, entre outros fins, para diminuir os níveis sanguíneos de substâncias tóxicas quando elas estão em excesso e que o rim saudável elimina, como potássio e uréia.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina