Buscar

Alguém pode me ajudar sobre Doutrina do homem antigo testamento?

💡 1 Resposta

User badge image

lucas lima

Conta o Genesis na criação da presença do homem no mundo é atribuído diretamente a Deus. Por este ato por si só, como o amor eo poder de Deus, o homem foi "criado" (bara ', 1:27, 5:1, 6:7) e "formados" (Yasar, 2:7 - 8). Por este ato criativo, o homem foi trazido à existência de uma dualidade de relacionamento, de uma vez a natureza e para o próprio Deus. Ele foi formado do pó da terra e foi dotado de alma vida pelo sopro de Deus. Deus é a fonte de sua vida, a poeira eo material de seu ser.

 

Nature's Man

O homem, então, não tenha carácter mola de fora por algum processo evolutivo natural. Ele é o resultado imediato da ação de Deus, quem utilizar material já existente criada para a formação da parte terrestre do seu ser. Fisiológica, assim, o homem tem semelhanças com o resto da ordem criada (Gen. 18:27; Job 10:8 - 9; Ps. 103:14, etc) e, conseqüentemente, partilha com o mundo animal na dependência de Deus da bondade para a sua subsistência (Isa. 40:6 - 7; Pss. 103:15, 104, etc.)

Durante todo o OT o relacionamento do homem com a natureza está em toda parte frisou. Como o homem tem em comum com a natureza compartilhar com o homem na ACTUALITIES de sua vida. Assim, apesar de a natureza foi feita para servir ao homem, então o homem da sua parte é obrigada a tendência da natureza (Gn 2:15). Natureza não é, portanto, uma espécie de entidade neutra em relação à vida do homem. Por entre as duas, a natureza eo homem, existe um vínculo tão misterioso que quando o homem pecou a ordem natural foi profundamente atingida em si (Gn 3:17 - 18; cf. Rom. 8:19 - 23). Dado que, no entanto, a natureza sofreu, como resultado do pecado do homem, o mesmo acontece com ele rejoice com ele em sua redenção (Ps. 96:10 - 13; Isa. 35, etc), para a redenção do homem ele também irá partilhar (Isa. 11:6 - 9).

Mas entretanto o homem está profundamente relacionado com a ordem natural, ele é apresentado como algo diferente, e não obstante distintivo. Primeiro ter chamado a terra com a sua existência em vários requisitos para a vida humana, então Deus declarados para a tomada do homem. A impressão que dá é o primeiro livro da Bíblia conta que o homem era o foco especial de Deus criativo objetivo. Não é tanto que o homem era a coroa dos atos criativos de Deus, ou o clímax do processo, apesar de na última escala ascendente, ele está em primeiro lugar na intenção divina. Todas as anteriores actos de Deus são apresentados mais com a natureza de uma série contínua pelo uso repetitivo da conjunção "e" (Gn 1:3, 6, 9, 14, 20, 24). "Então Deus disse:" Façamos o homem "." "Então", quando? Quando a ordem cósmica estava acabado, quando a terra estava pronto para sustentar o homem. Assim, enquanto o homem fica diante de Deus, numa relação de dependência criada, ele também tem o estatuto de uma pessoa única e especial, em relação a Deus.

 

Constituintes do homem

As três mais significativas no OT palavras para descrever o homem em relação a Deus ea natureza são "alma" (nepes, 754 vezes), "espírito" (ruah, 378 vezes), e "carne" (Basar, 266 vezes). A termo "carne" por vezes tem um físico e, por vezes, um sentido ético figurativamente. No seu último recurso, tem o seu contexto, em contraste com o Deus do homem, para enfatizar a natureza como contingente e dependente (Isa. 31:3, 40:6; Pss. 61:5; 78:39; Job 10:4). Tanto nepes e ruah denotar, em geral, o princípio da vida, a pessoa humana, destacando mais especificamente o seu antigo individualidade, ou a vida, e esta última incidindo sobre a ideia de um poder sobrenatural acima ou dentro do indivíduo.

Dos oitenta partes do corpo mencionadas no OT os termos de "coração" (Leb), "fígado" (kabed), "nos rins» (kelayot), e das "entranhas" (me'im) são as mais freqüentes. Para cada um destes alguns impulso emocional ou sensação é atribuído quer factualmente ou metaforicamente. O termo "coração" tem o maior referência. É posto em relação com a natureza do homem total phychical como o selo ou instrumento de seu emocional, volitivo, e manifestações intelectuais. Neste último contexto, adquire uma força que devemos chamar "espírito" (Deut. 15:9; acórdão. 5:15 - 16) ou "inteligência" (Job 8:10; 12:3; 34:10), e é freqüentemente empregado por metonímia, para indicar um pensamento ou da vontade com a ideia de finalidade ou resolver. Por um pensamento ou do desejo é o que está "no coração", ou, como seria de se disse hoje ", na mente."

Estas palavras não são vários, porém, caracterizar o homem como um composto de elementos separados e distintos. Hebraico psicologia não dividir o homem da natureza em peças exclusivas mutuamente. Por detrás destes usos das palavras o pensamento transmitido por conta do Gênesis, que a natureza do homem é duplo, permanece. No entanto, ainda existe o homem não é apresentado como uma união de duas solto díspares entidades. Não há nenhuma sensação de um dualismo metafísico, e que mesmo que a ética de um dualismo de corpo e alma é algo estranho ao pensamento hebraico. Por God's inbreathing o homem que ele formou a partir da poeira tornou-se uma alma viva, um ser unificado na interrelação dos terrestre e ao transcendente.

Ao longo de toda a OT as duas concepções do homem como um único e responsável individual e social e como um representante ter sido destaque. Adão foi um homem e tanto ainda humanidade. Em cada pessoa e ele encontrou expressão da solidariedade social. Em determinados momentos da história de Israel, há ênfase na responsabilidade individual (por exemplo, Ezek. 9:4; 20:38; cf. CHS. 18, 35), enquanto que o "Tu deverás" ou "Tu não deverás" da lei e da profetas é caracteristicamente singular, sendo dirigida ao indivíduo não é visualizada atomistically mas em íntima conexão com, e do representante, toda a comunidade. Então faz o único pecado do indivíduo envolver em todas as suas conseqüências (Josh. 7:24 - 26; cf. 2 Sam. 14:7, 21:1 - 14; 2 Kings 9:26). Por outro lado, Moisés e Phineas diante de Deus para defender a causa do seu povo, porque encarnam em si toda a comunidade. Intertestamental no período, porém, esta consciência de solidariedade a ser passada de uma atualidade no percebido a consciência social da nação a ser cada vez mais idealista e um dogma teológico.

Sob esta perspectiva de solidariedade racial no primeiro homem segue-se que o pecado de Adão todos os indivíduos envolvidos, tanto em si mesmo e nas suas relações sociais. Por causa do pecado de Adão todos são afetados em toda a gama de seu ser e na totalidade da sua vida social.

 

No NT

O ensinamento de Jesus

Em declarações formais Jesus tinha muito a dizer sobre o homem. Mas, pelo seu pensamento e ações entre os homens ele mostrou que ele considerada como a pessoa humana significativa. Para Jesus o homem não era apenas uma parte da natureza, pois ele é mais precioso de Deus, em vista do que os pássaros do ar (Matt. 10:31) e as feras do campo (Matt. 12:12). Sua peculiaridade reside na sua posse de uma alma, ou de natureza espiritual, que a multa é o seu derradeiro final tragédia e loucura (Matt. 16:26). Do homem a verdadeira vida é vida com Deus e consequentemente para a Sua glória. Não consiste na plenitude da terrena posses (Lucas 12:15). A única riqueza é, portanto, a riqueza da alma (Matt. 6:20, 25). No entanto, embora enfatizando o aspecto espiritual da natureza do homem, Jesus não rebaixar o corpo, para que ele mostrou preocupação em todo o seu ministério total para as necessidades humanas.

Essa visão do homem como uma criatura de valor para Jesus era um ideal e uma possibilidade. Para ele viu que todos os indivíduos, quer seja homem ou mulher, como cegos e perdidos, e seu relacionamento com Deus perdida. Embora esteja longe especificada a natureza do pecado, ele assumiu claramente a sua universalidade. Todos os homens são apanhados em algum pecado e do sofrimento enmeshed em suas trágicas consequências. Assim, todos os que iria viver para Deus e da glória eterna gozo experiência tem novidade de vida. E foi precisamente esse objectivo que Cristo veio ao mundo para realizar (Matt. 1:21; Lucas 19:10). Resulta, portanto, que seja por uma atitude do que como Cristo, Salvador do mundo que o indivíduo humano destino está definitivamente selado.

 

A antropologia paulina

Paul's declarações sobre a natureza do homem são, em geral referiu no que respeita à sua salvação, para que toda a antropologia serve os interesses da sua soteriology. Foremost, portanto, em seu ensino na sua insistência na necessidade do homem da graça divina. Paul é enfático quanto à universalidade do homem do pecado. Por causa do pecado de Adão cair algum modo tenho um pé no mundo para tornar a vida humana na esfera da sua actividade. Pecado "entrou no mundo através de um homem" (Rom. 5:12; cf. 1 Coríntios. 15:1 - 2). Conseqüente sobre Adam's trangression, "têm todos pecaram e ficam aquém da glória de Deus" (Rom. 3:23). Para satisfazer o homem na sua situação, Paul apresenta o evangelho como uma justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem (cf. Rom. 3:22 - 25).

Neste contexto Paulo contrasta o "homem velho" da natureza (Rom. 6:6; Ef. 4:22; Col. 3:9), que está "após a carne» (Rom. 8:4, 12; Gal 4. : 23, 29, etc) com a "nova cara" na graça (Eph. 4:24; cf. 2 Coríntios. 5:17; Gal. 6:15) que é "após o Espírito" (Rom. 8: 5; Gal. 4:29). Ele fala também da "natureza exterior" do homem que perishes e sua "natureza interna", que mantém e está sendo renovado diariamente em Cristo (2 Coríntios. 4:16; cf. Ef 3. : 16) e do "homem natural" (psychikos Anthropos) e "quem ele é espiritual" (1 Coríntios. 2:15; cf. 14:37).

Em contraste com o segundo Adão, o primeiro Adão é "a partir da Terra, um homem do pó" (1 Coríntios. 15:47), mas ainda é "um ser vivo" (vs. 45). Embora o homem pelo seu lado mundano "ostenta a imagem do homem de pó" (vs. 45), pela graça que ele pode ser feita por meio da fé para "suportar a imagem do homem do céu" (vs. 49). Homem em si mesmo é um ser moral com um senso inato do certo e errado que Paul fala de como a sua "consciência" (21 vezes.) Esta consciência pode, no entanto, perder a sua sensibilidade para o bem e se tornam "defiled" (1 Coríntios. 8:7) e "queimado" (1 Tim. 4:2).

Conforme o chefe expoente da aplicação da poupança obra de Cristo para a vida pessoal Paul dificilmente poderá evitar a referência a natureza essencial do homem e maquiagem e, inevitavelmente reflectir essas alusões ao uso de termos OT. Ao mesmo tempo, enquanto ele faz empregar suas palavras com o mesmo significado que em geral os OT, eles são aplicados de forma mais precisa nas suas Epístolas. As mais significativas em termos antropológicos seu vocabulário são "carne" (sarx, 91 vezes), que ele usa em um físico e um sentido ético; "espírito" (pneuma, 146 vezes), geralmente utilizada para designar o mais elevado, de GODWARD aspecto do homem natureza; "corpo" (soma, 89 vezes), a maior parte das vezes para designar o organismo humano, como tal, mas às vezes o aspecto do homem carnal da natureza; "alma" (psique, 11 vezes), globalmente para transportar a idéia do princípio vital de vida individual.

Paul tem várias palavras traduzidas "espírito" do Inglês versões especifiquem o homem nativos da capacidade racional que está na seriamente afetada pelo homem natural pecado (Rom. 1:8, 8:6 - 7; Ef. 4:17; Col. 2 : 18; I Tim. 3:8; Tito 1:15). Mas a mente transformada traz Deus culto aceitável (Rom. 12:2; Ef. 4:23) e assim se torna o crente na mente de Cristo (1 Cor. 2:16; cf. Phil. 2:5). O termo «coração» (Kardia, 52 vezes), especifica para o Paul intimidades santuário de estar psíquico do homem, quer como um todo ou com uma ou outra das suas actividades significativas, emocional, racional, ou volitivo.

Às vezes Paul contrasta estes aspectos, carne e espírito, corpo e alma, a dar a impressão de um dualismo da natureza do homem. Em outras ocasiões ele introduz o triplo caracterização, corpo, alma e espírito (1 Tessalonicenses. 5:23), o que levanta a questão de saber se o homem está a ser concebida dichotomously ou trichotomously. O permutáveis utilização dos termos "espírito" e "alma" parece confirmar a antiga visão, enquanto que o fato de que eles são, por vezes, é contrastada realizada a apoiar a segunda. Porém, no entanto utilizado, ambos os termos referem-se a natureza do homem ao longo do inner contra carne ou órgão, que se refere ao aspecto exterior do homem como existente no espaço e no tempo. Em referência, então, a natureza psíquica do homem, "espírito" denota a sua vida como tendo origem em Deus e "alma" denota essa mesma vida na sua composição em pá. Espírito é a profundidade do interior do homem, sendo, o maior aspecto de sua personalidade. Alma do próprio homem manifesta especial e diferenciado individualidade. O pneuma é o homem da natureza nonmaterial procurando GODWARD; o psiquismo é da mesma natureza que o homem procura earthward e tocar as coisas de sentido.

 

Outros NT Escritos

O resto do NT no seu espalhadas alusões à natureza do homem e componentes são, em geral acordo com o ensinamento de Jesus e de Paulo. No Johannine escritos a estimativa do homem está centrada em Jesus Cristo como verdadeiro homem e aquilo que o homem pode tornar-se em relação a ele. Embora John começa seu Evangelho pela eternas valer a divindade de Cristo como Filho de Deus, ele declara na starkest forma a humanidade do Verbo feito carne. Jesus faz tudo que pode se tornar um homem, tudo o que Deus destina homem deveria ser. Que as pessoas viram foi um "homem que é chamado de Jesus" (João 9:11; cf. 19:5). É contra o perfeito humanness de Jesus que a dignidade de cada homem está a ser medido. Por unir-se com o homem, Filho de Deus tornou claro para semper que significa ser humano não é uma condição. Para ele tomou sobre si tudo o que estiver devidamente humanos para restaurar a sua sonship homem com Deus (João 1:13; 1 João 3:1). Essa também é o tema da Epístola aos Hebreus. Tiago declara que o homem é criado à "semelhança" (homoiosin) de Deus (3:9).

 

Histórico do Desenvolvimento

A partir desses depoimentos sobre bíblica do homem a natureza, a história de Christian embora se tenha centrado sobre três questões principais.

 

Conteúdo da Imagem

A mais duradoura destas preocupações é o conteúdo da imagem. Ireneu de Lyon primeiro a introduzir a distinção entre a "imagem" (Heb. selem; Lat. Imago) e "semelhança" (Heb. demut; Lat. Similitudo). O antigo que ele identificou como o livre arbítrio, lógica e que inerir no homem qua homem. O exemplo que ele superadded concebido para ser um dom de Deus na justiça que o homem, por causa da sua razão e da liberdade de escolha, havia a possibilidade de reter e antecipadamente pela obediência aos comandos divinos. Mas este estágio, o homem foi a dotação executada pelo seu acto de desobediência voluntarioso si próprio e para os dois descendentes. Esta tese de Ireneu de Lyon foi geralmente acolhida pelos escolásticos e foi dada pela aplicação dogmática Aquino. Na opinião do Aquino, no entanto, Adam tinha necessidade de ajuda divina para continuar no caminho da santidade. Mas essa ajuda, por sua vez, foi condicionado no Adam's esforço e determinação para obedecer a lei de Deus. Assim, a partir da primeira, em regime de Aquino, uma benção divina foi feita para depender humanos mérito.

Os reformadores negou essa distinção entre imagem e semelhança nos quais as obras - salvação do medievalismo foi criado na sua insistência sobre a natureza radical do pecado e seu efeito sobre o total a ser do homem. Assim, eles defendem que a salvação é pela graça e pela fé sozinho sozinho como o dom de Deus.

Alguns modernos têm reavivado Ireneu de Lyon's distinção sob novas condições. Emil Brunner, por exemplo, fala do "formal" a imagem para expressar a estrutura essencial do ser do homem, que não é muito afetado pela queda. O "material" imagem por outro lado, que ele considera como absolutamente perdido pelo pecado do homem. Reinhold Niebuhr voltou a ser o escolástico distinção mais de perto no que diz respeito à terminologia e tanto thesis. Aqueles que não admitem uma conotação diferente para as palavras têm procurado identificar o conteúdo da imagem corporal, quer como forma ou espírito puras. Schleiermacher fala de como a imagem do homem a soberania de natureza, uma visão mais expôs nos últimos dias por Hans Wolff e L Verdium.

Karl Barth concebida de que, em termos de sexo masculino e feminino, embora ele salienta, ao mesmo tempo, que só em relação a Cristo está ali uma verdadeira compreensão do homem. Reformada a posição é a de que a imagem de Deus no homem consiste na racionalidade do homem moral e competência, mas que é precisamente nestas realidades do seu ser que se perderam ou através do pecado manchou. Outros consideram a personalidade como o ingrediente da imagem, enquanto outros ainda preferem vê-lo como sonship, alegando que o homem foi criado para essa relação. Mas pelo seu pecado que ele repudiou o seu sonship, que só podem ser restaurados em Cristo.

.

A Origem das Almas

À luz de tais passagens como Ps. 12:7; Isa. 42:5; Zech. 12:1; e Hebreus. 12:9, o creationist doutrina de que Deus é o criador de imediato a alma humana tem sido construída. Elaboradas pela primeira Lactantius (c. 240 - c. 320), que tinha o apoio de Jerônimo e do Calvin entre os reformadores. Aquino declarado qualquer outra perspectiva de ser herético e assim seguiu Peter Lombard, que em seu Frases diz: "A Igreja ensina que as suas almas são criadas em infusão no corpo."

A visão alternativa, traducianism (lat. tradux, uma sucursal ou de filmar), exposta pelo Tertuliano, que é de ambas as substâncias alma e corpo são formadas e propagadas em conjunto. Favorecido por Lutero, que é geralmente adoptada por conseguinte mais tarde Luterana teólogos. Em apoio à vista é a observação de que Gen. 1:27 representa a Deus como a criação de espécies em Adão para ser reproduzido ", após a sua espécie" (cf. Gn 1:12, 21, 25). E este aumento através de causas secundárias está implícita no seguinte versículo (cf.vs. 22; 5:3; 46:26; João 1:13; Hebreus. 7:9 - 10) e nas passagens que sugerem a solidariedade dos raça e do seu pecado no primeiro homem (Rom. 5:12 - 13; I Coríntios. 15:22; Ef. 2:3).

Desde o seu stress sobre as contínuas consanguinidade de Deus eo homem, a Igreja oriental tem favorecido criacionismo. Aqui Deus é considerado como agir imediatamente para pôr em prática individual vida. A Igreja ocidental, por outro lado, pela ênfase a Deus alteridade criada a partir da ordem e da profundidade do enorme fosso entre o divino eo humano, na cara do pecado, Deus vê o homem em contato com o mundo como cada vez mais distantes. Traducianism, portanto, no que diz respeito ao indivíduo do Deus da concepção e nascimento é detido para ser mediada, teve a partir do terceiro século amplo apoio.

 

O grau de liberdade

Consonante com a sua idéia de fundar a imago Dei como na natureza do homem como racional e livre, Justin Mártir, pôs em marcha a opinião de que cada homem é responsável pelos seus próprios erros, que viria a se tornar uma característica nota da Igreja Oriental. Assim Adão é visto como o principal tipo de cada homem a pecar, e sua queda é a história de Everyman. Western teologia, pelo contrário, respeita Adam's transgressão como a indicação de todos os males humanos, mas contra o Gnosticismo recusou-se a localizar a sua fonte de vida individual, no material do corpo. Tertuliano rastreados para o pecado da humanidade ligação com Adão, através de quem ele se tornou um elemento natural de cada homem da natureza. Ainda assim, permitiu que alguns resíduos de livre vontade de permanecer.

Em Pelágio e Agostinho estas duas posições entrou em conflito acentuado. Pelágio ensinava que o homem não foi afectado pelo pecado de Adão, irá manter a sua liberdade de indiferença, para que ele possui em si a capacidade de escolher bons ou maus. À luz de Rom. 5:12 - 13 Agostinho sustentou que o pecado de Adão, de modo a que a ele aleijado homem pode agir apenas para expressar a sua natureza pecaminosa herdada de seus primeiros pais. O compromisso parecia inevitável no semi - Pelagian (ou semi - agostiniano) ao passo que sinérgico tese de que todos os homens herdam um viés para o pecado, uma liberdade de decisão que permite que se mantenha pelo menos alguns homens para tomar o primeiro passo em direção à justiça. No calvinista - Arminian polêmica do século XVII foi o conflito reenacted. Calvin sustentou para o total depravação do homem, o homem "não tem bom demais nele." Por isso, a vontade não é livre de escolher os bons, pelo que a salvação é um acto soberano da graça de Deus.

Armínio permitiu que o pecado de Adão teve consequências, e que cada um possui uma "tendência natural" para o pecado (John Wesley), mantendo, ao mesmo tempo, que ele pertence a todos os homens de sua livre e espontânea vontade de ratificar este sentido do seu interior natureza. Por outro lado, é possível para qualquer homem, ao aceitar a ajuda do Espírito Santo, a optar pelo caminho de Deus, para que ele ainda possui uma capacidade interna de modo a fazer.

No Pelagian - humanista regime todos os homens são assim e só precisa de um tônico para mantê-las em bom estado de saúde. No semi - Pelagian (semi - agostiniano) - Arminian doutrina homem está doente e requer o remédio certo para a sua recuperação. No agostiniano - calvinista ver o homem está morto e pode ser renovada a vida apenas por um divinamente iniciado ressurreição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais