Buscar

A fundamentação legal é um requisito da petição inicial? A decisão proferida com base em dispositivo diverso do invocado pelas partes, sem a oitiva

“O "fundamento" ao qual se refere o art. 10 do CPC/2015 é o fundamento jurídico - circunstância de fato qualificada pelo direito, em que se baseia a pretensão ou a defesa, ou que possa ter influência no julgamento, mesmo que superveniente ao ajuizamento da ação - não se confundindo com o fundamento legal (dispositivo de lei regente da matéria). A aplicação do princípio da não surpresa não impõe, portanto, ao julgador que informe previamente às partes quais os dispositivos legais passíveis de aplicação para o exame da causa. O conhecimento geral da lei é presunção jure et de jure” (STJ – Quarta Turma, EDcl nos EREsp 1280825, rel. Min. MARIA ISABEL GALLOTTI, j. 27.6.2017).
A fundamentação legal é um requisito da petição inicial? A decisão proferida com base em dispositivo diverso do invocado pelas partes, sem a oitiva prévia das mesmas, ofende o dever de consulta previsto no art. 10 do CPC?
 

Respostas

User badge image

Jesus Cristian

A decisão proferida com base em dispositivo diverso do invocado pelas partes, sem a oitiva prévia das mesmas, ofende o dever de consulta previsto no art. 10 do CPC?

Ofenderá, pois o juiz deferiu a decisão sem oitiva das mesmas, isso se contraria ao art. 10 informa

  • “O Juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se te nha dado ás partes oport unidades de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre o qual deva decidir de ofício. ”

E feriria o princípio da não surpresa, pois o seu conceito é sempre quando o juiz for decidir alguma questão deverá ouvir as partes e os demais envolvidos.

3
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Um dos requisitos exigidos pelo NCPC para o deferimento da petição inicial é a causa de pedir compreendendo os fatos e os fundamentos jurídicos do pedido, ou melhor, os fatos aos quais o autor confere efeitos jurídicos. São elas: causa de pedir remota (fatos) e causa de pedir próxima (fundamentos jurídicos). Na causa de pedir próxima (fundamentos de direito), o autor considera juridicamente os fatos, isto é, aponta quais são os efeitos jurídicos decorrentes da causa de pedir remota.

Quanto ao juiz tomar decisão sem ouvir as partes, de fato, há desrespeito à norma insculpida no art.10 do CPC, que veda a chamada “decisão-surpresa”.

 

1
Dislike0
User badge image

Jesus Cristian

A fundamentação legal é um requisito da petição inicial? 

Sim, um dos requisitos da petição inicial (PI) é a fundamentação legal, que encontra-se no art . 319 , III do CPC , onde se é falado que a PI deverá indicar o fato e os fatos jurídicos nos pedidos.

0
Dislike1

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando