Buscar

1. Qual a definição de farmacocinética??

💡 8 Respostas

User badge image

Patricia Montoya

Farmacocinética é a área das ciências da saúde que estuda o caminho percorrido e o impacto causado pelos remédios (fármacos) no corpo humano. O principal objeto de estudo da farmacocinética é o processo de metabolismo dos medicamentos.
Faz parte desse estudo a análise dos processos de absorção, biotransformação, biodisponibilidade e excreção dos medicamentos. A análise é importante para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma segura, no que se refere às quantidades, doses, forma de administração e avaliação de efeitos colaterais.
3
Dislike0
User badge image

Flaviano Janaina

E o percurso que a medicação realiza no corpo humano ou no organismo que esta sendo medicado.

2
Dislike0
User badge image

Nathaly Nascimento

O conceito de farmacocinética é o percurso que a medicação realiza no corpo humano, ou no organismo que esta sendo medicado, e também toda a ação que a droga administrada sofre ao ser absorvida, transformada ou biotransformada até o seu processo de eliminação corpórea.

A primeira etapa do processo farmacocinético é a absorção, ocorre quando o medicamento é absorvido pelo organismo. Seja por via oral ou pela corrente sanguínea. Essa administração medicamentosa pode ser chamada de intravenosa ou intra-arterial.

Quando a medicação é inserida por corrente sanguínea a etapa de absorção é dispensada, pois o medicamento esta sendo distribuído direto na circulação. Logo depois de inserida a medicação a próxima etapa é a passagem, onde o medicamento vai sofrer sua metabolização pelo fígado.

A distribuição do medicamento é feito quando ele esta na corrente sanguínea, chegando aos órgãos, sistema nervoso central, coração, pulmão. Até ser irrigado pelos pequenos vasos sanguíneos para o resto do corpo. Na etapa da distribuição é justamente onde a droga chega ao seu local de atuação.

A eliminação do medicamento é realizada através de secreção biliar, dos pulmões, das fezes, da saliva, das lágrimas, e até mesmo do leite materno. Os rins também são responsáveis pela excreção de fármacos.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais