Buscar

qual a função dos ostepblastos?

💡 4 Respostas

User badge image

Adriana Tavares

Os osteoblastos sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz

1
Dislike0
User badge image

Larissa Stuhr Jacob

Os osteoblastos são células envolvidas na formação de tecido ósseo, um tipo particular de tecido conjuntivo especializado em funções de suporte do organismo, mas também na proteção de estruturas vitais, formação de tecido sanguíneo e regulação de sais minerais.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Osteoblastos são células encontradas da membrana da cavidade interna do osso. O tecido ósseo tem como função sustentar mecanicamente o organismo, proteger órgãos vitais, formação de células sanguíneas e regulação de sais minerais.

Dentro do tecido ósseo, a principal função dos osteoblastos é a síntese de proteínas. Mais especificamente, são os osteoblastos os responsáveis pela síntese da parte orgânica do osso, composta em sua maioria por colagénio.

Além de estar envolvido no processo de formação óssea, os osteoblastos também são responsáveis pela manutenção do tecido, ou seja, atuam na manutenção e reparo de danos causados à estrutura óssea.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais