Buscar

Um número limitado de monomeros tem sido preferido pela indústria para a produção de polímeros de uso geral e quase todos são de origem petroquímica.?

Respostas

User badge image

Educador e Engenheiro

Polímeros vem da junção da palavra gerega "poli" - muitos - e meros "parte"; portanto, polímeros são macromoléculas (moléculas gigantescas) oriundas da junção de partes menores. Vejamos alguns exemplos para responder a sua pergunta:

PEBD = Polietileno de baixa densidade. Formado pela reação de inúmeras moléculas de etilenos com peróxidos orgânicos. O etileno, ou eteno, é um dos muitos produtos do craqueamento da nafta. O petróleo ao ser destilado fracionamente uma das frações é a nafta. Logo, sim, o PEBD ou PEAD (de alta densidade) ou o PEL ( linear) são todos de origem petroquímica. Agora, atenção! A Braskem, com a sua planta no SUL do país, ja consegue produzir o PEBD verde, ou seja, biodegradável, através do etanol! Como isso?

Olhemos para a molécula de eteno (ou etileno) C2H4. Se desidratamos o álcool C2H50H, retirando uma molécula de água H20, logo o etanol se convertirá em um eteno!!! C2H4. Logo, há um processo verde para tal!!

Um outro exemplo é o acrílico (polimetacrilatodemetila) produzido pela UNIGEL. Também é derivado do petróleo, porque o monômero -  ácido metacrílico é obtido mediante o isobutileno e/ou propeno (que também são derivados da nafta!!)

Portanto, sim, muitos são derivados do petróleo, mas ai é que tá a mudança de paradigma: Estamos vivendo na era da sustentabilidade!

Caro engenheiro, cientista ou professor, eis o desafio! Busquemos fontes alternativas para o nosso esplêndido e bonito planeta azul.

Um abraço fraterno!

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina