Buscar

Quais revoluções aconteceram na história do Brasil?

💡 2 Respostas

User badge image

Jesus Cristian

Confederação dos Tamoios, Confederação dos Cariris, Revolta de Filipe dos Santos, Guerras Guaraníticas, Conjuração Carioca, Conjuração Baiana, Revolução Pernambucana, Guerra da Independência do Brasil, Revolução Farroupilha, Revoltas liberais de 1842, Revolução Acriana, Intentona Comunista, entre muitos outros.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ao longo da História brasileira ocorreram várias revoluções e revoltas, que estão inseridas em diferentes contextos históricos. Algumas resultaram em mudanças profundas na sociedade e no sistema político, outras foram duramente suprimidas. Vamos citar algumas das mais notáveis:


  • Inconfidência Mineira (1789 em Minas Gerais): motivada pelos altos impostos cobrados por Portugal sobre o ouro, tinha como objetivos a independência da então colônia e a instalação de um governo republicano no Brasil. Foi duramente suprimida pelas forças portuguesas. Seu maior líder foi Tiradentes, hoje considerado um herói nacional.
  • Cabanagem (1835-1840 no Pará): inspirada pela Revolução Francesa e motivada pela extrema pobreza e fome que atingiam a região no período, além do alegado descaso do governo central para com a província. Foi uma revolta popular apoiada pela elite local. Foi duramente suprimida pelo Governo Imperial em sangrentos combates, que levaram à morte de 30 mil pessoal ao longos dos cinco anos da Revolta.
  • Revolução Farroupilha (1835-1845 no Rio Grande do Sul): motivada pelos altos impostos cobrados pelo Governo Imperial sobre o Charque, principal produto da economia local, buscou a separação da Província e a instalação de um governo republicano que, na visão dos fazendeiros locais, defenderia melhor seus interesses. Após grandes derrotas militares impostas pelo Exército Imperial, aceitaram um acordo de paz com o governo central.
  • Revolução Praieira (1848-1850 em Pernambuco): foi uma revolta liberal que se opôs ao domínio conservador na política regional e nacional. Defendia, entre outros pontos, a liberdade de imprensa, federalismo, a expulsão dos portugueses (que dominavam o comércio local) e a reforma do poder judiciário. Foi também suprimida pelas forças governamentais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais