Buscar

ERA LULA, PODE RESPONDER?

“A grande questão econômica da Era Lula se relaciona com o potencial dinamizador de uma estratégia socialmente orientada, em uma versão adaptada (e muito atenuada) do sucesso europeu na era socialdemocrata. Mas esta lição não diz respeito apenas ao sucesso ou ao que foi conquistado. As dificuldades econômicas e políticas dos últimos dois ou três anos sinalizam que uma verdadeira sociedade civilizada (ou socialdemocrata) não pode ser construída apenas com base no (1) de massas, sem os outros elementos típicos e virtuosos dos arranjos sociais mais avançados. A prioridade para a melhoria dos serviços públicos e uma (2) progressiva surgem, portanto, como as diretrizes mais adequadas para aprofundar e renovar o “social-desenvolvimentismo” esboçado, evitar o retorno a uma agenda liberal (ou uma busca a qualquer custo da competitividade) e retomar a o (3).” 

Escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: 


Alternativas:

  • Consumo; reforma tributária; crescimento econômico.

  • Endividamento; reforma tributária; crescimento econômico.

  • Consumo; inflação; crescimento econômico.

  • Endividamento; reforma tributária; câmbio flutuante.

  • Endividamento; reforma tributária; regime de bandas cambiais.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O período que compreende o governo Lula corresponde a um momento ímpar na história econômica brasileira, dado o alto crescimento, baixa inflação, equilíbrio nas contas públicas e queda da desigualdade na renda. Esse quadro foi possível graças a um contexto internacional favorável, em que pese o crescimento chinês e a grande liquidez internacional, mas também um arranjo macroeconômico sólido que possibilitou crescimento econômico e melhora das contas públicas, abrindo margem para a execução de políticas públicas de melhora no consumo, valorização do salário mínimo e intensificação de programas de transferência de renda. Contudo, um dos principais elementos para uma maior sustentabilidade desse processo, qual seja, uma reforma tributária progressiva que visasse desonerar o consumo e onerar mais a renda e patrimônio, praticamente não foram tocados, fato que tornou o crescimento econômico menos sustentável e não logrou institucionalizar melhorias reais no bem estar social. Diante disso a alternativa que melhor completa os espaços são: Consumo, Reforma Tributária e Crescimento Econômico.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Análise de Cenários Econômicos

Análise de Cenários Econômicos

UNINTER

User badge image

Mari

Question Icon

PERGUNTA, PODE AJUDAR?

Análise de Cenários Econômicos

UNOPAR

User badge image

Claudio Motta

Question Icon

PERGUNTA, PODE AJUDAR?

Análise de Cenários Econômicos

UNOPAR

User badge image

Claudio Motta

Materiais relacionados