Buscar

Indique a alternativa que apresenta aquelas mudanças que mais expressam esse processo:

Um dos problemas com que se defrontam os países no mundo moderno é a perda de identidade cultural, isto é, a progressiva redução dos valores que lhes são próprios, de peculiaridades que lhes diferenciam as culturas.” (Aloísio Magalhães. Apud. GONÇALVES, José Reginaldo dos Santos. A retórica da perda. Os discursos do patrimônio cultural no Brasil. 2ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, Ministério da Cultura- IPHAN, 2002.)

Essa afirmação de Aloísio Magalhães sinaliza para algumas das transformações por que passou a política de patrimônio quando esteve à frente de suas iniciativas. Indique a alternativa que apresenta aquelas mudanças que mais expressam esse processo:

A

A partir de um diagnóstico que responsabilizava o acelerado desenvolvimento econômico-industrial resultado da política desenvolvimentista posta em prática pelos governos militares como destruidor do patrimônio nacional, sua política centrava-se numa profunda crítica a esta forma de desenvolvimento, propondo uma volta às verdadeiras raízes da cultura nacional.

B

Seu discurso funda uma nova visão de patrimônio pensado, sobretudo, a partir do conceito antropológico de cultura e de sua diversidade, resultando num alargamento de critérios para a definição de um bem a ser objeto de uma política de patrimônio.

A política de patrimônio que passa a defender visa a uma valorização dos bens culturais como forma de luta política dos países menos desenvolvidos frente às ameaças dos países altamente industrializados e representava o discurso cultural das esquerdas que chegavam ao poder com a redemocratização após o regime militar.

D

Seu discurso expressa uma concepção mais democrática no tocante à política de patrimônio que passou a se voltar para a valorização da diversidade cultural nacional, o que resultou numa perda de importância dos tombamentos como estratégia institucional de preservação.

E

Ao centrar a definição de uma política de patrimônio a partir do conceito de cultura, Aloísio Magalhães deixava de considerar a história como aspecto relevante para suas considerações em torno de políticas públicas e estatais para a proteção do patrimônio, atitude que refletia o desinteresse por este campo por parte dos governos militares, tendo em vista o potencial crítico da disciplina.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

A resposta é a letra B (Seu discurso funda uma nova visão de patrimônio pensado, sobretudo, a partir do conceito antropológico de cultura e de sua diversidade, resultando num alargamento de critérios para a definição de um bem a ser objeto de uma política de patrimônio. )

Aloísio Sérgio Barbosa Magalhães nasceu em Recife e seu objetivo principal era de realizar um sistema referencial básico para que fosse empregado na análise e descrição na dinâmica cultural brasileira. Com isso acabou inserindo uma cultura de reconhecimento dos bens culturais não visando os valores estéticos ou que tivessem características “eruditas” mas sim pelo valor que era atribuído pela sociedade.




Aloísio Sérgio Barbosa Magalhães

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais